Um idoso, de 67 anos, morador de Monte Carmelo, teve um aneurisma no abdômen e precisa de uma cirurgia com urgência. Ele chamou nossa equipe de reportagem porque já vem tentando realizar o procedimento e não consegue. Segundo ele, uma luta que tem gerado desespero na família.
Amador José Gonçalves, de 67 anos, viaja de Monte Carmelo para Uberlândia todos os dias. O diagnóstico foi feito em fevereiro. Em março, a família conseguiu na justiça a transferência e a ordem para o procedimento. No mês de julho, uma outra decisão judicial reforçou a determinação. Há dez dias o seu amador foi encaminhado de novo de Monte Carmelo para o Hospital Escola da UFU.
Ele está no pronto-socorro e a família está no desespero com o aviso, mais uma vez, de que a cirurgia não vai ser feita.
Outra situação alegada pela família, é que o seu Amador foi liberado para voltar pra casa. Mas os familiares teriam de assinar um termo de responsabilidade pela saída do paciente.
https://www.youtube.com/watch?v=4wm14e3A–M
NOTA – A direção do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) informa que está em curso uma ação judicial nº 0005412-85.2017.401.3803 contra os municípios de Monte Carmelo e Uberlândia, o Estado e a União para aquisição da prótese que não é padronizada pelo sistema único de saúde (SUS), assim que o material estiver disponível na unidade o HCU-UFU irá realizar o procedimento.
Informações de Carlos Vilela