Exatamente um ano após um grande incêndio que devastou uma enorme área de preservação no Parque Estadual do Pau Furado, em Uberlândia, um novo sinistro é registrado. O fogo consome desde a manhã desta sexta-feira, 18, uma área que também já atinge o ponto de preservação.

Em 2019 o fogo começou no dia 17 de setembro, tomando grandes proporções após ter ignição próximo à Cachoeira do Marimbondo. Foram vários dias de combate às chamas e novos focos se formavam de tempos em tempos. A portaria do parque também foi queimada pelo fogo.

Agora em 2020, segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o fogo começou às margens da rodovia municipal 030, conhecida como estrada do Pau Furado, próximo à Trilha do Leite. O fogo já dura mais de 24 horas.

O Corpo de Bombeiros enviou três equipes de brigadistas para atuar juntamente com funcionários do IEF, moradores locais e brigadistas voluntários. Assim como no ano passado, um helicóptero também foi utilizado no trabalho.

Ainda segundo o IEF, as equipes atuam para controlar o incêndio e impedir que ele atinja áreas mais críticas do parque.

Localizado nos municípios de Uberlândia e Araguari, o Parque Estadual do Pau Furado foi criado em 2007 e tem mais de 2 mil hectares, o que compreende mais de 2 mil campos de futebol. É a primeira unidade de conservação da categoria de proteção integral criada na região do Triângulo Mineiro e está sob a administração do Instituto Estadual de Florestas (IEF). A área de mais de 2 mil hectares – o equivalente a mais de 3 mil campos de futebol – e.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *