Imagem: Alexandre Soares/TV Vitoriosa

A Infraero, empresa pública responsável pela administração de vários aeroportos do país, entregou oficialmente as obra de revitalização feita da pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Uberlândia/Ten. Cel. Aviador César Bombonato. A cerimônia  ocorreu na tarde desta sexta-feira, 3, e contou com a presença de autoridades.

A obra custou pouco mais de 7 milhões de reais. A principal novidade da pista de pousos e decolagens do aeroporto de Uberlândia é que ela agora conta com ranhuras (também conhecidas como grooving), que melhoram tanto o atrito entre a superfície e os pneus da aeronave quento o escoamento de água, o que evita situações de aquaplanagem em dias chuvosos.

A presidente da Infraero, Martha Seillier, explicou durante coletiva de imprensa que com essas novas ranhuras na pista, aeronaves poderão pousar no aeroporto de Uberlândia mesmo em situações de chuva intensa, além de também poder receber pousos e decolagens de aviões de maior porte. E disse o motivo do município ter recebido essas obras de melhoria, mesmo em um momento de recuperação econômica.

“As obras de pista são sempre as mais críticas. Eventualmente, se você tiver a perda do asfalto e isso tiver de restringir as operações do aeroporto é um alerta muito grande pra gente, ainda mais em uma região tão importante quanto Uberlândia. Você ter um restrição em situações de chuva não é algo que a região mereça”, disse.

Em conversa com o prefeito, Seillier disse que recebeu a sugestão da construção de uma pista paralela, mas disse que ela não é necessária, já que a existente é capaz de comportar a atual capacidade do aeroporto, que é de 2,4 milhões de passageiros por ano. Mas também não descartou essa possibilidade para o futuro.

“Essa obra não é necessária, a gente consegue operar os passageiros com segurança e conforto com essa pista que nós temos. Mas no futuro, tendo um crescimento dessa região e desse aeroporto, podemos sim, pensar no desenvolvimento desta pista”, explicou Seillier.

Leão também voltou a cobrar a construção de um terminal de cargas do aeroporto, o que já foi cogitado anteriormente. O secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Saggioro, que estava presente no evento, disse que está possibilidade também não está descartada

“A região do Triângulo Mineiro é muito conhecida pela questão logística, então o governo federal dá muita atenção pra essa questão de carga. Existe um processo que tá sendo regularizado do terminal de cargas aqui do aeroporto de Uberlândia e que em breve, teremos notícias para a efetiva implantação desse terminal de cargas”, explicou.

Martha Seillier disse que agora, o objetivo é melhorar o terminal de passageiros, como a ampliação a sala de desembarque do aeroporto e das áreas de balcões de check-in. A presidente da Infraero explicou que a licitação já foi feita e espera assinar a ordem de serviço até o final do mês de maio.

Informações: Anderson Magrão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *