Terminam nesta quinta-feira (21/11) as inscrições para processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), que visa preencher vagas de cursos Técnicos de Nível Médio presenciais do IFTM com início no 1º semestre de 2020. Estão disponíveis neste edital 1.714 vagas, em pelo menos 19 cursos técnicos diferentes, ofertados em nove cidades do Triângulo Mineiro, sendo nove campi do Instituto e dois polos. Desse total, 340 vagas são para os dois campi do IFTM em Uberlândia.
Os interessados devem fazer suas inscrições exclusivamente pela internet, no link www.iftm.edu.br/ingresso. A taxa de inscrição é de R$30.
Vagas em Uberlândia
Uberlândia conta com dois campi do IFTM, que oferecem, no total, 340 vagas de cursos técnicos. No Campus Uberlândia Centro do IFTM, no bairro Morada da Colina, são oferecidas 90 vagas, sendo 30 para o curso de Redes de Computadores, na modalidade concomitante ao Ensino Médio, 30 para Programação de Jogos Digitais e 30 para Comércio, esses dois últimos na modalidade Integrada ao Ensino Médio.
No Campus Uberlândia, localizado na Zona Rural, são ofertadas 250 vagas, sendo 175 nos quatro cursos integrados em Agropecuária (70), Alimentos (35), Manutenção e Suporte em Informática (35), e Meio Ambiente (35); e outras 75 nos cursos concomitantes de Agropecuária (40) e Aquicultura (35).
Cursos técnicos integrados e concomitantes
As vagas são para Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e cursos técnicos na modalidade concomitante. Nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, o estudante faz o Ensino Médio e o seu curso Técnico de forma articulada e em uma unidade do IFTM. Já na modalidade de concomitância externa, o estudante cursa o ensino técnico no IFTM e o Ensino Médio em outra instituição, se ainda não o concluiu.
Para os cursos integrados, podem se inscrever estudantes que tenham concluído o 9º ano do ensino fundamental ou curso equivalente, já para os cursos concomitantes, a exigência é que o candidato tenha concluído, no mínimo, o 1º ano do Ensino Médio ou tenha o Ensino Médio completo.
A seleção se dá por meio de prova, a ser realizada no dia 8 de dezembro, no período da manhã, na cidade do campus escolhido pelo candidato, e conterá 30 questões objetivas sobre conhecimentos do Ensino Fundamental, sendo dividida em Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. O conteúdo programático das provas consta do edital do processo seletivo.