O Grupontapé e a Escola Livre de Teatro de Uberlândia-MG lançaram o edital para o Festival Cenas Curtas de Uberlândia. Desta vez, o evento será em nível estadual, totalmente online, adaptando-se ao isolamento social devido à pandemia da Covid-19.
Serão selecionadas até 12 cenas curtas e até 03 oficinas para participarem do evento. Cada selecionado(a) receberá um cachê no valor de R$1.300,00 (um mil e trezentos reais).
A pandemia de Covid-19 trouxe um impacto grande para o setor cultural em nível Brasil. Impossibilitados de realizar eventos com a presença de público, muitos artistas buscaram as plataformas digitais para manter seus projetos e atividades. É o caso do Grupontapé, tradicional companhia de teatro de Uberlândia-MG, que já realizou algumas apresentações online e agora, com a Escola Livre do Grupontapé, realizará, neste mês de março, o “9º Festival de Cenas Curtas de Uberlândia – Etapa Estadual”, para dar oportunidade a outros artistas e grupos de apresentarem seus trabalhos de forma virtual.
As inscrições para participar do Festival estão abertas até o dia 05 de março para toda comunidade artística de Minas Gerais, que pode enviar propostas de apresentações e/ou de oficinas que serão no formato online e ao vivo, em plataformas digitais.
As informações para inscrições e também sobre todo o Festival estão disponíveis no edital que pode ser acessado neste link: https://forms.gle/oAzyfR9Te6tLNTk88.
O objetivo do projeto é um estímulo à criação e a difusão das artes cênicas no estado de Minas Gerais. Segundo a diretora do Grupontapé, Katia Bizinotto, essa é uma grande oportunidade para os artistas mineiros. “Nós já inovamos as nossas ações ao longo de 2020, levando-as para as plataformas digitais. É uma estratégia que tem dado certo e, pelo menos, mantém-nos em atividade. Portanto, o nosso tradicional Festival de Cenas Curtas agora será em nível estadual, virtualmente, confirmando o nosso propósito de fomentar a cultura e a arte na sociedade, dando oportunidade para que outros grupos e artistas também permaneçam fazendo arte”, destaca.
Viabilização do projeto
O projeto tem o auxílio da Lei Aldir Blanc – Lei Federal 14.017/2020, por meio do Edital 16/2020 da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais.
Os artistas e grupos interessados em participar devem enviar as propostas de cenas no formato online (vídeos gravados) e as oficinas serão no formato online (ao vivo). Cada proponente poderá se inscrever com mais de 01 (uma) cena, desde que sejam enviadas separadamente. Serão selecionadas até 12 cenas curtas e até 03 oficinas para participarem do evento. Cada selecionado(a) receberá um cachê no valor de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais).
Período do Festival
O Festival está previsto para acontecer entre os dias 28 e 31 de março, conforme cronograma divulgado pela comissão organizadora (vide abaixo).
Serviço:
O quê: Inscrição para o Festival Cenas Curtas Uberlândia
Quando: 18 de fevereiro a 05 de março de 2021
Link para Inscrição: https://forms.gle/oAzyfR9Te6tLNTk88
Cronograma
Inscrições
Período: 18 de fevereiro a 05 de março de 2021
Forma: Formulário online
Resultado: até 10 de março de 2021
Realização do Festival
Datas: 28 a 31/03/2021
28/03 – Bate-papo com os selecionados ao vivo online
Local: Canal do Grupontapé no YouTube /Plataforma Zoom
Hora: 19:00
29 a 31/03/2021 – Apresentação das cenas curtas
Local: Canal do Grupontapé no YouTube
Horário: A definir
28 a 31/03/2021 – Realização das Oficinas
Local: Plataforma Zoom (transmissão ao vivo)
Horário: a definir (não poderá coincidir com o horário das apresentações)