Um levantamento do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) demonstra que o mês de julho registrou o 2º maior consumo médio de água por pessoa no ano. O aumento foi de 2,65% em relação ao mês de junho. Em julho, o consumo médio diário por morador foi de 245,26 litros de água – 0,36% menor do que o registrado em março, mês recorde de consumo neste ano (veja tabela no link abaixo). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que uma pessoa utilize cerca de 110 litros de água por dia.
O período de estiagem exige atenção e hábitos racionais em relação à economia de água. Segundo o Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a média de chuvas de junho a setembro na cidade é de 94 mm, número três vezes inferior ao que ocorre em dezembro, por exemplo.
A supervisora de Projetos em Educação Ambiental, Priscilla Petrocelli, observa que o aumento de consumo de água nesta época do ano deve ser repensado. “Constatamos que os moradores consumiram mais água neste mês, o que não era esperado pelas baixas temperaturas. Agora é preciso uma atenção redobrada da população em relação ao consumo, pois ainda temos mais três meses de estiagem”, alertou a supervisora.
Mudança de hábitos
No período de estiagem, o Dmae faz alterações no sistema de captação, priorizando o sistema elétrico nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) Sucupira e Bom Jardim. Os motores elétricos são utilizados quando há redução na vazão de água dos mananciais em função da estiagem, sem comprometer o abastecimento nem afetar o manancial e a população ribeirinha.
O Dmae realiza um trabalho de educação ambiental, destacando a importância do consumo consciente e o uso responsável dos recursos hídricos. Neste ano, já foram atendidas quase 12 mil pessoas, entre crianças, estudantes e funcionários de empresas. No ano passado, cerca de 35 mil pessoas participaram das atividades de educação ambiental.
Dicas de economia da água
– Reduzir o tempo no banho
– Fechar a torneira enquanto se escova os dentes
– Ensaboar toda a louça suja para depois ligar a torneira e enxaguar os utensílios
– Corrigir vazamentos dentro de casa
– Abolir mangueira para limpar calçadas
– Reutilizar a água da máquina de lavar roupa para limpar áreas abertas (garagem, quintal)
– Esperar juntar uma boa quantidade de roupa suja antes de encher a máquina de água
Confira o consumo média/dia (m³) e consumo per capita (litros) por dia no período de seca
Prefeitura de Uberlândia