O Livro dos Recordes (também conhecido como Guiness World Records) reconheceu, no último domingo, 22, o recorde de Maior Orquestra de Viola Caipira do Mundo, após evento realizado em 28 de outubro de 2017, no Ginásio do Sabiazinho, em Uberlândia.
O evento, chamado de Mil Violas, foi organizado pela Viola de Nóis Produções e comandado pelo maestro Rui Torneze. A ação contou com a participação de 661 violeiros válidos, que vieram de mais de 100 cidades, de 13 diferentes estados do país.
O grupo se reuniu no ginásio e tocou, ao mesmo tempo, clássicos como “Beijinho Doce”, “Boiadeiro Errante”, “Hino de Reis”, “Saudade de Minhas Terra”, entre outros.
O evento foi idealizado por Tarcísio Pinto, sócio fundador da empresa. Já ocorreu uma tentativa anterior de bater esse recorde no ano de 2015, ocasião que reuniu 520 violeiros.
O reconhecimento pelo Livro dos Recordes surge após o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) também reconhecer, em 2017, a viola como patrimônio imaterial do estado.
Saiba Mais
Secretaria Municipal de Cultura promove cadastramento de violeiros de Uberlândia
