Três macacos foram encontrados mortos nos últimos dias em pontos distintos de Uberlândia. Um na área rural, o segundo próximo ao Bairro Seringueiras e o outro no Bairro Gávea. Após o encontro dos animais mortos e, tendo em vista os casos de febre amarela registrados em Minas Gerais, a Prefeitura de Uberlândia iniciou uma ação preventiva em alguns bairros da cidade, de vacinação contra a doença.
Segundo a coordenadora do Programa de Imunização de Uberlândia, Cláubia Oliveira, não há motivos para pânico. A ação é uma forma de resguardar a saúde das pessoas nas áreas próximas aos locais onde foram encontrados os macacos mortos na área urbana da cidade.
Ainda não se sabe se os primatas morreram de febre amarela, como aconteceu na cidade de Governador Valadares este mês. Mas o setor de imunização já começou a vacinar as pessoas no Bairro São Jorge, de porta em porta. Em contrapartida, materiais foram recolhidos e encaminhados para exames para apurar as causas das mortes dos macacos.
As notificações nos casos de febre amarela chegam a 995 em todo o estado. Destes, 208 já foram confirmados, assim como 75 mortes também confirmadas no estado. Em Uberlândia não há casos de suspeita. Ainda assim as vacinações estão sendo feitas também nos bairros São Gabriel, Seringueiras, Campo Alegre, Assentamento do Glória, Cidade Jardim e Morada da Colina. A zona rural já está sendo atendida desde a última semana.
Quem está com a vacinação em dia não tem que se preocupar. Mas as aqueles casos pendentes precisam ser atendidos e imunizados.
Repórter: Léo Soares