Na manhã desta segunda-feira, 8/01, um grupo de manifestantes realizou um protesto pacífico em frente à base da Petrobras em Uberlândia. A ação foi voltada contra o aumento no valor do preço do litro dos combustíveis na cidade, que ocorreu na última semana.
A manifestação foi organizada e divulgada pelas redes sociais durante o último final de semana. O protesto teve caráter apolítico e apartidário e contou com a presença de várias pessoas. O grupo saiu da Praça Rui Barbosa (mais conhecida como Praça da Bicota), às seis da manhã, e se dirigiu até a base de operações da Petrobras em Uberlândia, que fica às margens da BR-497.
Os manifestantes bloquearam a entrada e saída de veículos do terminal, com o intuito de causar um desabastecimento de combustíveis pela cidade.
Além de protestar contra a alta no preço dos combustíveis, o grupo também gritou palavras de ordem contra a classe política do país, responsabilizando-os pelos novos valores encontrados nas bombas dos postos espalhados pela cidade.
“Nós não aceitamos mais esse sistema, essa classe política criminosa. A gasolina está sendo vendida aqui pra nós por quase cinco reais, e está sendo vendida na Bolívia por um real e 57 centavos, a gasolina pura com imposto incluso. Nós não aceitamos mais, nós não vamos pagar essa conta da Petrobras”, disse o psicólogo Wagner Cunha, um dos responsáveis pelo movimento.
O grupo também espera que o movimento possa servir de iniciativa para que pessoas de outras cidades pelo país comecem a fazer o mesmo. “Sei que esse grupo é pequeno pra parar o Brasil, mas com nossa força, vamos conseguir parar Uberlândia. E se pararmos Uberlândia, vamos incentivar outras cidades, outros estados a também entrar nesse movimento, e aí sim, vamos parar o Brasil”, disse o comerciante Lauro Belchior.
O protesto contou com o apoio da Polícia Militar (PM), que foi comunicada com antecedência pelos manifestantes. De acordo com o Capitão Lins, do 32º BPM, os militares foram até o local para garantir o direito de protesto do grupo, mas também dos motoristas dos caminhões da Petrobras de seguirem viagem, e relatou que toda a ação foi pacífica.
Na última sexta-feira, 5, o grupo já havia realizado protestos em postos de combustíveis, na saída para a cidade de Ituiutaba. Os manifestantes abasteceram apenas 50 centavos e chegaram a pagar o valor com notas de 100 reais.
Saiba Mais
População de Uberlândia realiza protestos contra o preço do combustível
Informações: Carlos Vilela