Com a nova classificação, as cidades ficam na onda vermelha pelo Programa Minas Consciente na avaliação dentro da microrregião, que envolve apenas Araguari e Uberlândia. Pela macrorregião, o município continua na onda amarela.

A administração de Araguari decidiu por seguir a onda amarela, mas com algumas restrições que ainda estão sendo analisadas e serão anunciadas nesta sexta-feira, antes ainda do início da validade das novas regras, que é a partir deste sábado, 23. Já Uberlândia está seguindo a própria classificação, decidida pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

O prefeito de Araguari, Renato Carvalho, não pretende fechar o comércio, mas admite que a cidade precisa conter os números da doença. “Estamos analisando a possibilidade de manter as lojas em geral e também a prestação de serviços, mesmo que com a possibilidade de adequarmos horários de funcionamento. O comércio já está muito prejudicado por todo tempo que ficou fechado durante a pandemia e os empresários estão cumprindo todas as medidas de segurança. Vamos pedir que a população feche o cerco contra a COVID, evitando aglomerações e sempre usando álcool, máscara e outras formas de proteção”, afirmou ele.

Nesta quinta-feira (21), de acordo com o boletim epidemiológico, Araguari está com mais de 100% de ocupação dos leitos de UTI. A cidade conta com 20 leitos e 21 estão sendo ocupados. Foi necessário utilizar um que era destinado para outro tipo de comorbidade. Dois óbitos foram registrados, um do sexo masculino, 53 anos e com doença crônica e outro: uma mulher de 76 anos em tratamento contra o câncer.

A cidade segue em alerta e com continuidade da vacinação apenas de profissionais da saúde que estão na linha de frente contra a doença.

Como Araguari segue o programa do Governo de Minas, cabe a administração do município optar por uma das classificações, podendo seguir a vermelha que é a mais restritiva sem nenhum tipo de alteração ou a amarela podendo restringir alguns critérios. Esta última que passará a valer a partir do próximo sábado.

Onda amarela:
Serviços não essenciais também são autorizados como lojas em geral, academias, bares, restaurantes e prestação de serviços

Onda vermelha:
Somente serviços essenciais como supermercados, farmácias e postos de combustíveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *