Nesta quarta-feira, 15, é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Abadia, a padroeira do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Desde as primeiras horas da manhã, diversos fiéis e devotos foram até o município de Romaria em devoção à santa.
Desde as primeiras horas da madrugada desta quarta-feira, diversas missas foram celebradas no Santuário de Nossa Senhora da Ababia. O principal momento da festa é a coroação da santa, que ocorre na praça que fica em frente ao santuário.
A organização da festa em devoção à santa acredita que cerca de 100 mil pessoas devem passar por Romaria nesta quarta-feira, número 28 vezes maior que a própria população do município, que tem pouco mais de 3,5 mil habitantes.
Além de diversos fiéis e devotos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, muitas pessoas que residem nos estados de São Paulo e Goiás, em cidades próximas da divisa com Minas Gerais, também costumam comparecer ao evento.
Vale lembrar que em 2018, ano que a festa em louvor a Nossa Senhora da Abadia completa 198 anos, ela acaba de ser declarada patrimônio imaterial de Minas Gerais.
Grande devoção na região e origem portuguesa
Em participação ao vivo no programa Conexão Vitoriosa nesta quarta-feira, o Padre Anchieta, da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, em Uberlândia, disse que ao chegar à região, ficou impressionado com a devoção da população com a santa.
“Eu vim de fora e fiquei encantado com a devoção a Nossa Senhora, com as peregrinações, pelas romarias, o povo tem um carinho muito especial por Nossa Senhora. De modo geral, o cristianismo tem um carinho muito (grande) por Maria, mãe de Deus. Aqui no Triângulo Mineiro e Goiás, essa devoção é muito firme”, disse.
Em sua participação, o Padre Anchieta também explicou as origens de Nossa Senhora da Abadia. Tudo começou em Portugal, na época em que ocorreu a invasão muçulmana da Península Ibérica. A imagem da santa ficou escondida em uma gruta por mais de 300 anos até ser encontrada novamente por monges de uma abadia.
“Eles (os monges) trouxeram a imagem para o mosteiro deles. E o mosteiro desses monges se chama Abadia, e Abadia significa casa do pai. Logo, a notícia se espalhou e as pessoas diziam ‘vamos lá ver Nossa Senhora, na Abadia, e aí ficou muito comum Nossa Senhora da Abadia”, explicou o padre, que complementou que a devoção começou no Triângulo Mineiro justamente por conta da presença de portugueses.
Informações: Carlos Vilela