A escritora americana Toni Morrison faleceu nesta segunda-feira (5), aos 88 anos. De acordo com a família, ela estava internada e morreu após uma breve doença.

Nascida em 1931, em Ohio, Morrison foi empregada doméstica antes de se tornar escritora. Seu primeiro livro foi “O Olho Mais Azul”, escrito aos 39 nos, que conta a história de uma menina negra durante a depressão, que queria ser loira de olhos azuis igual a atriz Shirley Temple.

A escritora deu aulas em universidades como Princeton e Yale, editou obras de autores negros e escreveu livros infantis com seu filho. Ao todo, Morrison publicou 11 romances, e, em 2012, foi homenageada por Barack Obama.

Os romances de Morrison relatavam os obstáculos sociopolíticos enfrentados pelos negros, durante diversos momentos da história americana, com um olhar desafiador sobre as questões de raça e gênero. Seus livros, que possuem foco em personagens femininas que passam longe do estereótipo, ajudaram a mudar o olhar sobre a história afro-americana e as consequências da escravidão.

Em seu discurso após receber o prêmio Nobel de literatura, em 1993, disse:  “Nós morremos. Esse pode ser o significado da vida. Mas nós fazemos linguagem. Essa pode ser a medida de nossas vidas”.

SBT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *