Começou hoje às 5h da manhã a greve do transporte coletivo de Uberlândia. Nossa equipe esteve com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Uberlândia (Sinttrurb) Márcio Dúlio Oliveira, falou com nossa equipe sobre o não cumprimento do acordo coletivo, o que teria sido o estopim para o anúncio de greve.

Segundo o sindicato, Outros motivos são o não pagamento integral dos salários, que estão divididos em três parcelas, e a falta de benefícios, como o vale e outros. Segundo informações, 40% dos ônibus estão circulando. Nossa equipe falou com vários cidadãos, que acreditam ser menor esta porcentagem. A greve segue por tempo indeterminado.

Nos últimos dias, sexta e sábado, os trabalhadores fizeram duas manifestações com impedimento da circulação de veículos no Terminal Central.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Triângulo Mineiro (Sindett) e empresas de transporte urbano de Uberlândia lamentou o transtorno gerado pelo Sindicato dos Trabalhadores, com o não cumprimento da liminar deferida pela Justiça de Trabalho.

A liminar determinava que, ocorrendo a greve, o Sindicato dos Trabalhadores deveria garantir o funcionamento de, no mínimo, 60% da frota de transporte coletivo em Uberlândia. No caso, com o não cumprimento da liminar, será aplicada ao Sindicato a multa diária de R$ 50 mil. Além da multa, a greve passa a ser considerada ilegal e abusiva, dando às empresas o direito de tomar medidas administrativas e legais cabíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *