As baixas temperaturas registradas nos últimos dias em Minas Gerais e a aproximação do inverno podem potencializar a propagação da Covid-19 e de outras doenças respiratórias. Apesar de ainda não existir um estudo conclusivo de como o vírus se comporta no ambiente frio, médicos fazem aletas para o comportamento das pessoas neste período.

“No inverno, com a diminuição da temperatura, as pessoas se fecham em ambientes, por exemplo em ônibus, trens, metrôs com vidros fechados. Em casa ficam com portas e janelas fechadas também. Isso tudo favorece com que uma pessoa que tem algum vírus respiratório dissemine este vírus no ambiente”, explicou o infectologista Sidnei Rodrigues.

O médico deixa claro que o tempo frio pode facilitar a disseminação do coronavírus, mas não é o fator preponderante para que a doença se espalhe. Isso pode ser observado em locais que apresentam altas temperaturas, como o estado do Amazonas, que já registrou mais de mil mortes e cerca de 15 mil casos confirmados de Covid-19.

“A temperatura alta não impede a disseminação do vírus. O exemplo mais óbvio é o que está acontecendo no Norte e Nordeste do Brasil. Em Manaus (Amazonas), no Pará e em São Luis (Maranhão). Então não é apenas a temperatura que favorece (a propagação da doença), destacou.

Prevenção
O infectologista reforça que o mais importante é que as pessoas adotem medidas preventivas para evitar o contágio da Covid-19, como isolamento social, utilização de equipamentos de proteção e uso de agasalhos.

“É manter o distanciamento social, ou seja, evitar ficar a menos 1,5m de outra pessoa, usar máscaras, evitar sair de casa, se estiver resfriado. Se estiver doente, não ir para o trabalho, manter a higienização das mãos”, ressaltou.

“Em casa, usar agasalhos, usar blusa de frio com cachecol, usar touca, além de deixar um ambiente o mais arejado possível para evitar o acúmulo de vírus e bactérias no local. Outra questão importante é a pessoa, quando for espirrar ou tossir, preferir usar lenço de papel para poder cobrir a boca e fazer isso afastado das pessoas. Depois, lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel ou ainda álcool a 70%, completou.

Hoje em Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *