A nova contagem populacional, que vai fornecer informações socioeconômicas atualizadas, contará, em Uberlândia, com o apoio da administração municipal e deve gerar aproximadamente 700 postos de trabalho temporário. A primeira reunião de planejamento do Censo Demográfico 2020, que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ocorreu ontem, 18/09.

O secretário de Planejamento Urbano, Rubens Yashimoto, explicou que o Município está auxiliando o IBGE com todo o sistema de informações disponível na Prefeitura. “Nós estamos fazendo uma parceria com o instituto. Disponibilizamos mapas, sistemas de informações de planejamento urbano. Nós temos o projeto Bairros Integrados, que permite um estudo da malha urbana”, explicou o secretário.

O prefeito afirmou que as informações do Censo 2020 são fundamentais para Uberlândia, porque ajudam no planejamento da cidade, a pensar políticas públicas na saúde, na educação, na área social, no saneamento básico, nos mais diversos setores.

Tecnologia e geração de emprego

De acordo com o coordenador de área do órgão federal, Daniel Nunes de Souza, o Censo 2020 começou a ser planejado em janeiro e que as reuniões de planejamento são importantes para que a sociedade participe e entenda o processo. Serão criados na cidade oitos postos de coletas. “Esse vai ser o censo mais tecnológico. Estamos com diversos recursos para garantir que todas as casas sejam visitadas e vamos poder fornecer dados de cada setor da cidade”, informou.

Souza também comunicou que o IBGE vai abrir processo seletivo para contratação de quatro coordenadores censitários de sub-área, quatro agentes censitários municipais, 80 agentes censitários supervisores e 627 recenseadores. O edital para contratação dos coordenadores censitários deve ser publicado na próxima sexta-feira (20) e o processo será conduzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O Censo 2020 está previsto para ser realizado de agosto a outubro do ano que vem. A expectativa é que as equipes estejam prontas para treinamento até julho.