Com diversas frentes de trabalho, as obras de drenagem da avenida Getúlio Vargas seguem avançando e já atingiram 26% de conclusão. Parte do serviço envolve também a avenida Jacarandá, no bairro Jaraguá, onde está sendo instalada a tubulação que receberá as águas captadas na avenida Getúlio Vargas e adjacências e desaguará no rio Uberabinha. A troca da rede de tubulação nas vias acontece graças aos recursos remanescentes do programa Uberlândia Integrada I.
“A avenida Jacarandá é responsável por levar toda a água da Getúlio Vargas até o rio Uberabinha e, por isso, o trabalho é executado nas duas vias. Essa intervenção será de extrema importância para aquele trecho, principalmente em períodos de chuvas fortes, facilitando o escoamento da água e evitando enchentes”, disse o secretário municipal de Obras, Norberto Nunes.
A obra
A primeira etapa de melhorias foi realizada no bairro Jardim Patrícia logo acima da trincheira Ivo Alves, onde foi instalada uma nova tubulação de 1.200 mm de diâmetro junto à antiga tubulação de 800 mm.
A segunda etapa e atual foco de trabalho é na avenida Jacarandá. Lá, entre o rio Uberabinha e o Belvedere, está sendo colocado a nova tubulação de 1.500 mm, como apoio à tubulação existente de 800m. Há ainda a execução das caixas de passagem e do dissipador, equipamento que atuará para diminuir a força da água que chega ao rio.
Por fim, na terceira etapa, será realizada a instalação da nova tubulação de drenagem da avenida Getúlio Vargas entre o Belvedere e a trincheira Ivo Alves. No trecho serão colocadas tubulações de 1.200 mm e 1.500 mm, que também serão somadas à tubulação de 800 mm já existente, reforçando ainda mais a capacidade de capitação da água na via.
A obra é executada pela Dreste Engenharia, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), considerado um sistema licitatório mais ágil e supervisionada pela Secretaria Municipal de Obras.
Uberlândia Integrada
Lançado inicialmente em 2011 pelo prefeito Odelmo Leão (2005-2012), o programa Uberlândia Integrada já contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua etapa I, como o Corredor Estrutural Leste e os terminais Novo Mundo e Dona Zulmira, inaugurado recentemente.
Na etapa II do programa, lançado em 2018, a iniciativa já promoveu intervenções viárias pela cidade como a construção de viadutos, pontes, trevos, trincheiras, travessias e a execução de 263 km (mais de 168 ruas e avenidas) de recapeamento de vias de todas as regiões.