A Operação Brumadinho, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais completa nesta terça-feira, 28 de maio, 124 dias de buscas. São 123 Bombeiros Militares firme nos trabalhos, até concluir a localização de todos os corpos.
De acordo com o tenente-coronel Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão em Uberaba, nos últimos dias mais duas vítimas foram identificadas no Instituto Médico Legal (IML) e ainda restam desaparecidas 26 pessoas.
A terça-feira amanheceu muito fria, com intensa neblina e pouca visibilidade, mas toda a frota já estava posicionada na área desde as primeiras horas do dia. A previsão do tempo é favorável às buscas, de sol com algumas nuvens, porém sem chuva. A temperatura mínima será de 11°C e a máxima de 27°C.
São 20 frentes de trabalho com 110 máquinas pesadas. Uma persistente e belíssima atuação dos bombeiros nesta tragédia que matou 241 pessoas. A barragem, que segundo a Vale estava inoperante desde 2018 e não recebia mais rejeitos, se rompeu no dia 25 de janeiro, deixando um rastro de destruição.
Lembrando que a Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais está em risco iminente de rompimento desde domingo e pode ser que haja mais um enorme desastre ambiental. Com o risco declarado a expectativa é que não haja mortes.