Os países de língua inglesa possuem vários festivais e celebrações bem curiosas, e por isso, preparamos um conteúdo explicando alguns dos mais curiosos entre eles. Então, se você quer saber mais sobre a cultura dos países de língua inglesa e sobre suas tradições e costumes, o nosso conteúdo com certeza pode te ajudar.

Além de explicar um pouco sobre cada um desses festivais curiosos, vamos também falar sobre a data de cada um deles. Dessa forma, você pode até mesmo agendar a sua viagem para conferir o evento em primeira mão.

Então, quer saber quais os festivais mais curiosos nos países de língua inglesa? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos para você!

Noite de Guy Fawkes

A Noite de Guy Fawkes, conhecida em inglês como Guy Fawkes Night ou Bonfire Night, é uma celebração que acontece anualmente no Reino Unido, no dia 5 de novembro de cada ano.

Dependendo de onde estiver no Reino Unido, você vai encontrar uma celebração diversa com uma combinação incluindo desfiles, fogueiras, fogos de artifício e até feira e barraquinhas de comida de rua.

A celebração remonta uma tradição britânica de 1605, quando um grupo de pessoas, incluindo o soldado britânico Guy Fawkes, planejou explodir o Parlamento Britânico e junto com ele, o Rei Jaime I.

Porém, Guy Fawkes foi pego antes que pudesse colocar o plano em ação e desde então, é feita uma comemoração na data para celebrar o fracasso da missão de Guy Fawkes. Além disso, há até uma rima que os britânicos aprendem desde pequenos sobre a data, que fala:

“Remember, remember, the fifth of November

Gunpowder treason and plot

We see no reason

Why Gunpowder treason

Should ever be forgot.”

Cheese Rolling

O segundo festival mais curioso nos países de língua inglesa é o Cheese Rolling, que significa exatamente isso que está pensando, uma competição de rolar queijos ladeira abaixo.

A celebração é realizada anualmente durante o Spring Bank Holiday na aldeia de Brockworth, na Inglaterra. No festival, os participantes fazem uma corrida por 180 metros colina abaixo, seguindo uma roda de queijo Gloucester.

E o festival ficou tão famoso que pessoas de todo mundo vão à aldeia de Brockworth anualmente para participar da corrida, que já teve vencedores de países como Austrália, Estados Unidos, Japão e Nova Zelândia.

E o mais curioso desse festival é que ele se originou há um bom tempo, com os primeiros registros sobre o evento datando de 1826, mas estima-se que o evento tenha pelo menos seiscentos anos.

Up Helly Aa

O Up Helly Aa é um festival bem curioso realizado em Shetland, na Escócia, principalmente na cidade de Lerwick. Neste festival, há dezenas de coisas interessantes para conferir, porém, o ponto alto é a procissão iluminada por tochas, literalmente, porque toda a iluminação pública é desligada durante o evento.

O Up Helly Aa é realizado anualmente no arquipélago, na última terça-feira de janeiro, e vale muito a pena conferir. Porém, o sotaque escocês pode não ser a melhor opção para quem ainda não tem um nível de inglês avançado.

Então, se você quer conferir o evento, uma dica é fazer um curso intensivo de inglês online para se preparar.

Burning Man

O Burning Man também merece um lugar na nossa lista de festivais mais curiosos nos países de língua inglesa. E as curiosidades sobre o festival já começam no nome, que se originou em 1986 quando Larry Harvey e Jerry James colocam fogo em uma escultura de madeira com forma humana durante o solstício de verão em Baker Beach, uma praia em São Francisco.

A missão do festival é facilitar o acesso à arte e estender a cultura para o mundo todo, criando uma rede de contato para artistas de todo o globo e um ambiente onde esses artistas possam se expressar.

O Burning Man é realizado anualmente no no deserto de Black Rock, Nevada e reúne em torno de 70 mil pessoas em seus vários eventos.

Agora você já sabe quais são os festivais mais curiosos nos países de língua inglesa. Então que tal planejar agora mesmo a sua próxima viagem para conferir algum desses festivais em primeira mão?