No mês em que é realizada a campanha mundial de prevenção ao câncer de mama, a gestora dos cursos de Nutrição e Farmácia da Unitri, professora Regina Morsolleto, oferece dicas de alimentos que auxiliam no combate a uma doença que de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o final de 2019 irá afetar cerca de 60 mil pessoas em todo país, sendo 99% do sexo feminino.

A professora conta que o consumo de alimentos antioxidantes que melhoram o nosso sistema imunológico, é extremamente importante não só para a prevenção o câncer de mama, como também de todos os outros: “Entre os alimentos antioxidantes se destacam principalmente as frutas. É essencial para a nossa saúde, o consumo de no mínimo três vezes ao dia de frutas-doces, como banana, mamão e maçã, além das cítricas, como laranja, abacaxi e kiwi. O consumo regular de verduras e legumes, como a couve, a alface e a rúcula, faz com que o risco de desenvolvermos algum tipo de câncer diminua consideravelmente”, comenta Regina Morsoletto.

Regina também faz um alerta sobre a ingestão de carnes: “Variar o cardápio de carnes é muito importante no combate à doença. Devemos ter em nossa mesa, tipos suínos, bovinos, além de peixes e aves, dando sempre preferência as carnes magras, ou seja, com pouca gordura”.

Regina comenta ainda sobre a importância de alimentos ricos em fibras e faz um adendo sobre os alimentos industrializados: “O consumo de fibras como grãos e massas também são bastante eficazes na prevenção do câncer, pois estes diminuem a absorção de colesterol, gorduras e açucares feita pelo nosso organismo. Devemos evitar a ingestão de alimentos industrializados, como refrigerantes, enlatados e bebidas alcoólicas, que contém muito sódio e que podem ser substituídos por tipos saudáveis, como os sucos naturais, por exemplo”, destaca a professora.

Por fim a professora diz que praticar exercícios físicos também é de extrema importância na prevenção da doença: “A prática de atividades físicas ligadas a uma alimentação saudável, resulta em um peso corporal adequado, diminuindo o risco de desenvolver o câncer de mama”, comenta a professora. De acordo com o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer podem ser evitados quando são adotados esses hábitos.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Além de estarem atentas ao próprio corpo, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter esses sintomas.

A Unitri, por meio da Clínica de Atendimento Nutricional — Clinutri, oferece atendimento nutricional para alunos, professores e comunidade com o objetivo de ajudar na reeducação de hábitos alimentares, perda de peso, ganho de massa muscular, nutrição e esportes, e nutrição e distúrbios estéticos.

A Clinutri funciona dentro no bloco E do campus, e os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 8h as 17h. Os interessados devem agendar horário pelo telefone 4009–9160 ou pelo e-mail: clinutri.unitri@gmail.com