O Fórum de Uberlândia está de mudança. Diversos equipamentos, móveis e documentos estão chegando, aos poucos, até a nova sede, que ficará na Avenida Rondon Pacheco, no Bairro Tibery. O novo prédio será batizado de Palácio da Justiça Rondon Pacheco.
Dentro da nova sede do fórum de Uberlândia, funcionarão as 27 varas do município, salas de audiência para 31 juízes e dois novos salões de júri. A primeira vara a se instalar no local foi a da Infância e da Juventude, que já está em funcionamento.
O diretor do foro, Lourenço Migliorini, disse que o novo prédio acelerará o andamento de processos, propiciará um melhor atendimento para a população e reduzirá despesas com aluguéis.
“Essa obra, só com a economia dos oito aluguéis que a comarca paga na comarca de Uberlândia, se paga com a economia de aluguéis em um prazo de 12 anos. Em um prédio da comarca, o tribunal paga 25 mil reais. Temos alguns prédios que a prefeitura auxilia com o aluguel, mas os outros são pagos pelo tribunal”, explicou.
Apesar de o prédio ter sido construído para abrigar um total de 48 varas, Lourenço Migliorini explica que a mudança de sede não significa que a estrutura do poder judiciário em Uberlândia irá aumentar.
“O tribunal depende do orçamento do estado pra poder implementar novas varas. E todos nós sabemos que o estado de Minas Gerais, assim como outros estados da federação, passa por uma grave crise financeira e isso impacta diretamente na criação de vagas”, explicou o diretor.
O Palácio da Justiça Rondon Pacheco já abrirá as portas para o público no início de dezembro, antes mesmo da inauguração oficial, que ocorrerá no dia 15.
Informações: Carlos Vilela