Recuperar a área verde do município, sem comprometer a segurança da população, com o cultivo de espécies adequadas para cada local. Com base nesse objetivo, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico dá seqüência ao cronograma de ações para repovoar o espaço público de Uberlândia, intensificando o plantio de mudas em praças, parques e canteiros. Nesta segunda-feira (11), foi a vez do bairro Morumbi ser contemplado com o serviço.
Ao todo, 80 mudas foram plantadas na praça Morumbi, incluindo espécies como ipês, jatobás e resedás. Na ocasião, os moradores foram orientados pelas equipes a colaborar para o sucesso dos trabalhos com a conscientização ambiental e os devidos cuidados para zelar pelo local, como explica o assessor da Secretaria de Meio Ambiente, Anderson Alves de Paula.
“Enviamos uma equipe especializada no plantio dessas mudas, que fez todo o procedimento e também orientou as pessoas a manterem o local em boas condições. Mesmo com o nosso serviço, precisamos da colaboração da população, principalmente para zelar pelas plantas e evitar atos de vandalismo”, disse.
Mais árvores, menos transtornos
Desde o início do período chuvoso, a secretaria intensifica o monitoramento periódico com uma equipe multidisciplinar composta por geógrafos, biólogos, engenheiros agrônomos e outros profissionais para verificar a condição das árvores e, mediante estudo, indicar a situação das mesmas. Tudo para garantir o fluxo e a segurança das pessoas. Paralelamente a este trabalho, outra equipe especializada se dedica ao plantio e o replantio de mudas em diferentes pontos do município. Uma ação que, segundo Anderson, contemplará outros pontos ainda este ano.
“Fizemos o plantio de 110 mudas no Parque Municipal Victório Siquierolli e seguimos nosso cronograma normal. O objetivo é que toda a cidade seja beneficiada com as ações. Além do Morumbi, também estivemos no Residencial Pequis para iniciar os serviços para o plantio de 100 mudas, e também faremos o replantio de mudas na avenida dos Vinhedos, na zona sul da cidade”, adiantou.
Prefeitura de Uberlândia