Nesse sábado (27), teve início uma nova ação que é a testagem em massa nos bairros que possuem maior número de casos positivos do novo coronavírus. A proposta é que a iniciativa se estenda posteriormente para os demais bairros.
O objetivo desta ação é identificar como o vírus está circulando nesses bairros e adotar medidas de prevenção contra a disseminação da doença nos respectivos locais. O instrumento utilizado foi o mapa de calor, baseado em levantamento das pessoas testadas positivo. “Isso permite que o próprio município trace o perfil epidemiológico e promova ações de prevenção e controle de disseminação da doença”, explicou a coordenadora da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde, Karina de Oliveira.
Ao todo, serão realizados hoje 1.260 testes por 10 equipes em nove bairros: Jardim Brasília, Osvaldo Resende, Jardim Canaã, Luizote de Freitas, Morumbi, Tibery, Santa Mônica, Shopping Park e São Jorge. A partir de um sorteio aleatório de vários quarteirões e ruas, as equipes procuram o morador para ver se ele quer realizar o exame. Se o morador aceitar, o teste é aplicado nos moradores da casa. “Caso dê positivo, a equipe fornece um atestado de sete dias para isolar o indivíduo do convívio com a comunidade, orientar todas as medidas protetivas e quais os sinais de agravamento da doença”, detalhou a coordenadora.
A dona de casa Maria Aparecida Rosa foi uma das moradoras que aceitou fazer o teste. Com o resultado negativo em mãos ela ficou aliviada e reforçou que seguirá as medidas de segurança. “Estou mais tranquila. Quase não saio de casa, mas se preciso ir pra rua uso a máscara. Basicamente tenho resolvido tudo por telefone. Apesar dos cuidados sempre ficamos com medo, mas graças a Deus não peguei e vamos continuar cuidando para que toda essa situação passe logo”, disse.
Os testes são fornecidos pelo Ministério da Saúde e todas as unidades da rede municipal realizam a a testagem. Ela é feita durante a semana em pacientes com sintomas gripais suspeitos da covid-19 e em contatos diretos dos indivíduos que testaram positivo.
Prefeitura de Uberlândia