A arte produzida durante três anos de trabalho por integrantes da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) começou a ganhar visibilidade na noite desta quarta-feira (16). A exposição de 33 peças elaboradas nas oficinas semanais dos alunos da Aparu foi aberta hoje e pode ser visitada até 28 de setembro, na Casa da Cultura.
A exposição é fruto do projeto ‘Incluindo Arte’, apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura com a lei municipal de incentivo. A proposta das oficinas é estimular o desenvolvimento das habilidades artísticas dos integrantes e mostrar que a arte pode atuar como instrumento de afirmação, realização e superação.
Denise Figueira é uma das alunas que sempre sonhou em ser pintora e resolveu participar do curso. “É o meu segundo quadro, tenho um em casa e esse escolhi esse para expor. Peguei um CD e resolvi desenhar por cima para saber qual resultado sairia. Depois fui colorindo e gostei de como ficou. Penso que vai fazer muito sucesso na exposição”, comentou.
Ao todo são 33 obras produzidas por 24 expositores com faixa etária distinta. São artistas adolescentes, adultos e idosos. As peças compreendem calendários, desenhos, grafites e pinturas aquarela. A artista plástica e organizadora da exposição, Solangea Carneiro, explica que as oficinas permitem que os alunos desenvolvam várias capacidades, como a psicomotora, a psicológica e a auto-estima.
A Casa da Cultura fica na praça Coronel Carneiro, nº 89, bairro Fundinho. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.
Prefeitura de Uberlândia