Pouco mais de 100 mil veículos da frota de Uberlândia ainda não tiveram o IPVA correspondente ao ano de 2018 pago por seus proprietários. Ainda assim, houve uma redução de 2% no número de inadimplentes em relação a 2017.

Para quem está com dificuldades financeiras para efetuar o pagamento do imposto, uma opção é realizar o parcelamento, de acordo com Pedro Antônio, da Receita Estadual.

“Caso (o motorista) não tenha condição de pagar, integralmente, o IPVA, ele pode acessar o site da Receita Estadual e fazer o pagamento de forma parcelada, desde que o valor da parcela não seja inferior a 200 reais e o número máximo de parcelas são de 12 vezes”, explicou.

A diminuição no número de omissos se torna algo ainda mais positivo se for levado em conta que o número de veículos aumentou de 396 mil para 402 mil de 2017 para 2018 em Uberlândia. Mesmo assim, o estado de Minas Gerais deixou de arrecadar 53 bilhões de reais desde 2013 por conta dos inadimplentes.

No entanto, muitas pessoas e empresas não pagam o IPVA em dia justamente por complicações financeiras. É o caso de uma autoescola de Uberlândia, que precisa pagar o imposto de seus 15 veículos.

O empresário Sérgio Fernandes lembra que o pagamento do IPVA de tantos veículos de uma vez pesa bastante nos cofres da autoescola e afirma que não vê grande retorno por parte do poder público.

“Particularmente falando, eu não vejo muito retorno desse imposto pra nós diretamente, vendo a situação das vias, que devia ser empregado na recapeação (sic) do asfalto, na sinalização. A gente vê que é meio precária a situação, acredito que a verba não é totalmente destinada pra esse setor”, disse.

Informações: Rodrigo Silva