Em tempo de pandemia da covid-19, populares reclamaram da falta de testes rápidos da doença em Ituiutaba. Algumas pessoas, que não quiserem se identificar, procuraram a reportagem da TV Vitoriosa na última semana para relataram casos de que, às vezes o médico afirma que o paciente está com suspeita da doença, mas nenhum exame é feito.
Uma mulher afirmou que a tia, de 75 anos, foi até o Pronto Socorro de Ituiutaba e recebeu o diagnóstico que estava com suspeita do vírus, mas nenhum teste foi realizado. “Ela foi bem atendida, no entanto, ela saiu de lá sem fazer nenhum exame ou teste rápido. Se nós quiséssemos fazer, teríamos que pagar e o exame, que custa hoje R$350. Ela foi para casa, assinou um termo de responsabilidade que iria ficar 14 dias dentro de casa, mas não sabe ao certo se é ou não coronavírus”, relatou.
Nesta quarta-feira, 17, data em que a matéria foi veiculada, o Secretário de Saúde, Isaias Tadeu Alves de Macedo, afirmou que mil testes rápidos foram adquiridos e já estão em posse dos profissionais de saúde do município. De acordo com a prefeitura,o recursou custou R$100 mil.
De acordo com o último boletim epidemológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Ituiutaba registra 735 casos suspeitos, 38 infectados e duas mortes pela doença. Os dados também revelaram que 243 exames já foram realizados desde o início da pandemia no município.
O V9 entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, que informou que uma nota sobre o assunto será divulgada em breve nas redes sociais.
Confira a reportagem completa de Mônica Santos: