(Imagem: Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU)

Na tarde desta sexta-feira, 10, o prefeito conduziu uma reunião com membros da Comissão do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP)*, formada por representantes das secretarias municipais, autarquias, bem como por membros de órgãos de segurança e de outras entidades. Na ocasião, também foi apresentada a nova cartilha do PEP desenvolvida pelo Município.

A reunião ocorreu no Centro Administrativo Municipal, ocasião em que, além de ser apresentada nova cartilha do PEP, foram discutidas questões relacionadas à Defesa Civil e reforçadas ações preventivas e medidas emergenciais a serem adotadas nos próximos meses. O encontro geral foi organizado em função da possibilidade de chuvas concentradas caírem sobre Uberlândia de janeiro a abril deste ano.

No encontro, o prefeito reforçou a necessidade do compromisso de todos os participantes em aprimorar as estratégias adotadas para evitar transtornos na temporada de chuvas. “Esse é um trabalho que exige esforço conjunto. Trata-se da segurança da população, então a prefeitura está à disposição 24h nestas circunstâncias e tem feito o que pode para colaborar”, disse Odelmo Leão.

A reunião contou também com uma breve apresentação do professor de Climatologia da UFU Paulo Cezar Mendes sobre a situação climatológica e pluviométrica para a cidade nos próximos meses. Segundo ele, nos 10 primeiros dias de janeiro foram registrados cerca de 90 mm de precipitação e, para a próxima semana, são esperados mais 100 mm de chuva na cidade. “Em dezembro, tivemos aproximadamente 360 mm de chuva registrados, o que representa um índice 100 mm maior que nos outros meses de dezembro dos últimos cinco anos. Apesar de ser bom como recurso hídrico, são chuvas intensas e precisamos estar alertas a isso”, explicou o professor.

Aprimoramento dos trabalhos

Os membros da comissão, no encontro, puderam conhecer a nova cartilha do PEP, que contém ações a serem adotadas pelo munícipe antes e durante as chuvas, bem como dicas de segurança, um mapa e lista dos pontos afetados e críticos que devem ser evitados durante chuvas intensas, abrigos, bem como telefones de emergência a serem acionados em casos de ocorrência. O material será distribuído em empresas e escolas e está disponível para consulta no portal da Prefeitura (https://www.uberlandia.mg.gov.br/)

PEP

No Plano Emergencial estão registrados os pontos de risco em Uberlândia com definições de desvios de trânsito e os procedimentos que devem ser adotados durante as fases preventiva (verde), preparativa (amarela), resposta/socorro (vermelha) e recuperativa (branca).

As fases são determinadas de acordo com a previsão do tempo e alertas emitidos pelo Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos da UFU. A intenção é prever a ocorrência e o volume da chuva e acionar de imediato os órgãos de enfrentamento.

Cuidados

A Defesa Civil orienta a população a tomar alguns cuidados em dias de chuva para evitar transtornos. Os motoristas devem evitar trafegar pelas regiões mais baixas da cidade, principalmente nas avenidas Rondon Pacheco e Minervina Cândida de Oliveira. Em dias nublados, não é indicado deixar os veículos estacionados próximos a árvores, principalmente as mais antigas. Evitar ficar próximo a redes elétricas quando houver tempestades com raios e trovões também é outra dica da Defesa Civil.

Em caso de perigo chame:

Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
Polícia Militar: 190

Clique e confira os cuidados a serem tomados no período chuvoso, bem como os pontos a serem evitados em caso de alagamento

*Compõe a Comissão do Plano de Emergência Pluviométrica

– Secretarias Municipais
– Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – Compdec
– Departamento Municipal de Água e Esgoto – Dmae
– Fundação Uberlandense de Turismo Esporte e Lazer – Futel
– Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – Aciub
– Câmara de Diligentes Lojistas – CDL
– 36º Batalhão de Infantaria Motorizado – 36º BIMtz
– Polícia Rodoviária Federal – PRF
– 2º Comando Operacional de Bombeiro Militar – COB
– 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
– Centro de Operações de Bombeiros – COBOM
– Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit
– Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER/MG
– Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig
– Algar Telecom
– 9ª Região da Polícia Militar – 9ª RPM
– 2ª Companhia de Radiopatrulhamento Aéreo – CORPAER
– Universidade Federal de Uberlândia
– Conselho de Entidades Comunitárias – CEC
– Grupo Triângulo Minas (Clube de rádio) – GTMG
– Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero
– Rede Integrada de Emergência – Rinem
– Eco-050

Prefeitura de Uberlândia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *