Uberlândia chegou ao limite de ocupação dos leitos de UTI – 100% estão ocupados na rede de saúde. Segundo a prefeitura, mesmo com a abertura de 112 leitos de UTI específicos para Covid-19, e 150 leitos de enfermaria no Centro de Internação Municipal e um novo hospital de campanha no Hospital Municipal, tanto a rede pública quanto a privada estão em colapso.
Isso se deve ao aumento constante de casos atendidos da cidade e de toda a região. Nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), há 152 pessoas aguardando leitos de enfermaria e 184 de UTIs neste momento.
Uma doação feita por um empresário anônimo deverá ajudar na qualidade de vida dos pacientes internados em UAIs aguardando transferência. O município deve receber 100 capacetes tipo “Elmo”, que auxiliam na oxigenação do paciente injetando 30 ml de oxigênio de forma não invasiva, sem que necessite ser intubado.
Os grupos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização estão sendo vacinados. Com a chegada de novas doses da vacina contra Covid-19, nesta terça-feira (2), idosos acima de 85 anos foram convocados para a imunização em sistema drive-thru no estacionamento do Centro Administrativo Municipal.
Para ampliar a imunização na cidade, o prefeito Odelmo Leão assinou, ainda nesta segunda-feira (1º), um formulário junto à Frente Nacional de Prefeitos manifestando interesse em aderir ao consócio público para a compra de vacinas.