O Núcleo Estratégico do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 em Uberlândia liberou o funcionamento, com algumas condições, de Shoppings e terminais de ônibus a partir do dia 2 de maio. Foram estabelecidas diretrizes sanitárias com medidas excepcionais de controle prevenção que deverão ser seguidas:
-Contar com técnicos em segurança ou vigilantes aferindo a temperatura de funcionários e público em geral utilizando o termômetros infravermelhos ou câmeras de medição de temperatura corporal;
-Providenciar itens de proteção como máscaras
-Limitar o número de visitantes a 50% da capacidade máxima
-Suspender a operação do serviço de valet e parques de diversão para crianças;
-Demarcar distanciamento de 2 metros entre as pessoas em pontos de aglomeração, entre outras medidas.
O funcionamento ocorrerá das 12h às 20h, de segunda a sábado. Os shoppings e congêneres entram na lista de atividades econômicas sem restrição de dias de funcionamento ao público, mas aos domingos não serão abertos. O segmento de lavanderias e lava-jatos também devem seguir medidas excepcionais para o funcionamento.
As imobiliárias; consultorias e assessorias jurídicas, contábeis e administrativas; profissionais liberais; mercado de capitais e seguros; entidades de classe e congêneres; estacionamentos particulares passam a poder funcionar sem restrição de dias.
Atividades comerciais dentro de terminais de ônibus também poderão abrir, desde que sejam respeitados os dias específicos para o seu ramo de atuação.
Em relação aos shoppings, foram determinadas 15 medidas obrigatórias que deverão ser adotadas para garantir a segurança de funcionários, clientes e demais frequentadores dos espaços. O funcionamento será permitido das 12h às 20h, de segunda a sábado.