O concerto de Natal do Vaticano em 2019, marcado para o dia 14 de dezembro, arrecadará fundos em prol da Amazônia, que é tema do Sínodo dos Bispos neste mês de outubro.
O evento é promovido pela Congregação para a Educação Católica e pela Fundação Scholas Occurrentes, rede criada pelo papa Francisco e que reúne colégios patrocinados pela Igreja. O objetivo será angariar recursos para duas ações específicas.
Uma delas busca preservar a tradição e a cultura da população indígena em Lauaret, zona situada no noroeste da Amazônia brasileira, perto da fronteira com a Colômbia, em um lugar de difícil acesso na floresta.
O local tem condições sociais e sanitárias precárias e sofre com o aumento do comércio clandestino de álcool e da violência, sobretudo entre menores de idade.
A outra ação prevê atividades de reflorestamento envolvendo os estudantes dos 450 mil centros de ensino ligados à Fundação Scholas Occurrentes, incentivando a convivência harmoniosa com a natureza e entre os seres humanos.
O concerto de Natal terá nomes como Lionel Richie, Susan Boyle e Elisa. Os ingressos para a apresentação custam a partir de 66 euros (cerca de R$ 300) e podem ser adquiridos online (www.concertodinatale.it), e também haverá um número (45530) para doações via SMS entre 2 de novembro e 31 de dezembro.
Todo o dinheiro arrecadado será revertido para as organizações responsáveis pelas duas ações ambientais. A ecologia é uma das bandeiras do pontificado de Francisco, que já dedicou até uma encíclica a esse tema, a “Louvado seja”.
Além disso, foi sua a decisão de convocar um Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, que acontece até 27 de outubro, no Vaticano.
Ansa Brasil