Entre as cidades em que o ministro pede as eleições de maneira direta está Uberlândia

No último domingo (1.Out) diversos cidadãos compareceram às urnas para realizarem votações de modo a eleger aproximadamente 30,5 mil pessoas que atuarão na defesa dos direitos de crianças e adolescentes (conselho tutelar) até 2027.

Em cidades como Uberlândia (MG), Rio Largo (AL) e Santana do Ipanema (AL), as eleições foram realizadas de maneira indireta, portanto, de acordo uma matéria publicada  pelo Colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo” aponta que o ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos) irá acionar ainda essa semana a Advocacia Geral da União (AGU) e o Ministério Público (MP) para garantir uma eleição justa e direta para os conselhos tutelares nessas três cidades. Dessa forma, ainda existe a possibilidade do cancelamento das votações.

Em algumas cidades houveram contratempos que levaram ao adiamento das eleições por conta de problemas logísticos na distribuição das urnas eletrônicas e fortes chuvas.

A votação para a escolha é facultativa.