A chuva chegou a Uberlândia e os termômetros começaram a abaixar após meses de calor e sol forte. De acordo com o professor de climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Rildo Costa, o tempo fechado deve permanecer até o fim do mês de outubro na cidade.

O período chuvoso da região já começou e deve durar até março, mas Costa acredita que podemos ter alguns momentos de tempo mais seco durante esses meses. Ele afirma que esse clima começa com Rios Voadores, que são cursos de água atmosféricos invisíveis, que são transportados por diferentes regiões do país.  “Nossa região tem duas estações muito definidas, que é o período de chuva e seca. Uma boa porcentagem dessas chuvas é advinda da região amazônica, através do que o pessoal conhece popularmente como rios voadores, elas se deslocam da região norte com um corredor de umidade grande e vem para nossa região, trazendo o vento e a chuva”, explicou.

A previsão do tempo para as próximas duas semanas apontam que a temperatura em Uberlândia não passará dos 30°C e a chances de chover serão altas até o dia 31 de outubro. Rildo afirmou que os termômetros devem variar entre 19°C a 28°C, sendo que as chuvas estão previstas para acontecer o dia inteiro ou no período da tarde.

Perigo

Apesar do clima agradar a população que sofria com o calor, também é um período marcado pelo aumento de acidentes em casa e no trânsito. O Sargento Dhiego Costa, do Corpo de Bombeiros (CB) de Uberlândia, alertou que as pessoas precisam ter uma atenção maior nesse período, principalmente durante as chuvas intensas. Para prevenir problemas, ele lembra a importância de permanecer em casa durante o temporal e seguir recomendações de segurança. “Desliguem os aparelhos elétricos das tomadas, fiquem longe das janelas e só usem o telefone em caso de emergência. Também não retirem as roupas do varal de arame durante as chuvas fortes, pois ele pode atrair descargas elétricas”, explicou.

Para as pessoas que já estiverem fora de casa durante as chuvas, o sargento indica que os lugares já conhecidos por alagamentos sejam evitados, como as Avenidas Rondon Pacheco e Anselmo Alves dos Santos. “Se a pessoa estiver de carro é recomendado sempre manter a velocidade moderada porque as poças d’água podem ocultar buracos e crateras. Dirija em primeira marcha, longe do carro da frente e evite locais baixos. Permaneça no carro e, se estiver a pé, procure um abrigo seguro para aguardar passar a chuva”, afirmou. Ele alertou também sobre o perigo de ficar próximo a lugares abertos e estruturas metálicas, como linhas de telefone, cercas e campos de futebol, que podem atrair descargas elétricas.

O indicado é que as pessoas sempre façam uma limpeza e inspeção preventiva em casa antes do período chuvoso para não terem nenhum problema durante as tempestades. “Realize a limpeza dos telhados, desobstrua as calhas, mantenha limpo os ralos e esgotos, retire os entulhos dos quintais, dos becos e não jogue lixo na rua. Se tiver árvore em casa ou na porta com risco de queda, providencie a poda ou corte. Verifique também os muros que estão ao redor da residência, se as paredes estão confiáveis”, orientou Sargento Costa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *