Campanha Julho Amarelo inspira ações de prevenção a hepatites virais

A Prefeitura de Uberlândia, por meio do Ambulatório IST/Aids – Herbert Souza, aderiu à campanha Julho Amarelo, com um dia especial de atividades na próxima quinta-feira (26), das 16h às 22h, no Parque do Sabiá. O intuito é conscientizar ainda mais a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce de hepatites virais.

As ações serão desenvolvidas na entrada do parque pelo Bairro Santa Mônica, com objetivo de facilitar o acesso da comunidade aos exames e informações referentes a essas infecções. Entre os serviços oferecidos gratuitamente, destacam-se os testes rápidos com diagnóstico de hepatites virais, além de distribuição de panfletos e orientações sobre a prevenção e o tratamento dessas doenças.

De acordo com a coordenadora do ambulatório, Cláudia Spirandelli, tratam-se de enfermidades que têm cura e que, quanto mais cedo forem descobertas, melhores serão os índices de tratamento. “Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental. Nosso foco nessas ações serão pessoas com faixa etária de aproximadamente 40 anos, para que possam ser informados e estejam cientes da importância dessa prevenção, principalmente para hepatites B e C” ressaltou.

500 testes por mês

Diariamente, as equipes de saúde realizam um atendimento contínuo à população. Em média, 500 testes rápidos são realizados por mês no ambulatório. Transmitida pelo contato sexual ou por via sanguínea, a hepatite é uma infecção viral que desencadeia a inflamação do fígado. Com sintomas similares, as hepatites B e C podem ser silenciosas, uma característica que reflete ainda mais a importância da prevenção.

Simples e eficiente

Totalmente gratuito, o teste consiste na coleta de gotas de sangue retiradas do dedo da mão. Após a realização do exame, o resultado é definido logo em seguida, ditando a necessidade de outros exames e, possivelmente, tratamento.

Localizado na rua Olívia de Freitas Guimarães, 367, no bairro Roosevelt, o ambulatório funciona das 7h às 18h. Para outras informações, basta entrar em contato pelo telefone (34) 3215-2444.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *