Fonte: Fellipe Duarte/Reprodução TV Vitoriosa

O trabalho rápido e eficiente do Corpo de Bombeiros ajudou a salvar a vida da pequena Luísa Medeiros, que completará apenas dois meses nesta quarta-feira, 1º de agosto. A bebê engasgou durante a amamentação e com as orientações do Soldado Caixeta, a mãe da criança conseguiu evitar o pior.

O caso aconteceu no final da manhã da última terça-feira, dia 24 de julho. Lorena Almeida, mãe da criança, acionou o Corpo de Bombeiros e relatou o caso para o Soldado Caixeta, que atendeu a ligação. Luísa engasgou com o leite da mãe e já estava há cinco minutos sem respirar.

O militar, ao perceber a gravidade da situação, logo passou orientações para Lorena, que estava sozinha em casa. Após a dona de casa passar o endereço para que uma viatura fosse até o local prestar auxílio, a ligação caiu.

Lorena conseguiu ligar novamente no Corpo de Bombeiros e voltou a conversar com o Soldado Caixeta, que continuou a passar novas orientações para a dona de casa. Logo, o alívio: Luísa conseguiu voltar a respirar, para a alegria de todos.

Encontro

Uma semana depois, na manhã desta terça-feira, 31, o Soldado Caixeta foi até a casa de Lorena para conhecer a pequena Luísa. A dona de casa revelou que chegou a pensar no pior e agradeceu todo o apoio do militar durante o momento.

“Às vezes, a gente não dá valor pra algumas profissões, e se não fosse ele, com certeza, talvez a minha filha não estava no colo hoje. E (queria) agradecer pela calma, por esse trabalho que não só ele, mas muitos fazem”, disse.

O próprio militar também relatou sua felicidade ao conseguir ajudar a salvar a vida de Luísa. “Primeiro, é um alívio, após ouvir o chorinho da criança. E também é recompensador, nada compra uma vida, ainda mais uma criancinha de um mês e meio”, disse o soldado.

O que fazer em casos semelhantes

O Soldado Caixeta explica o que os pais podem fazer em situações semelhantes que envolvem engasgamento com líquido. Primeiro, é preciso envolver a boca no nariz e na boca da criança e fazer a sucção de qualquer secreção que sair.

Caso esse método não funcione, é preciso virar a criança de bruços, tomando cuidado com seu pescoço e cabeça, incliná-la para baixo e dar cinco tapas em suas costas. Depois, é preciso virá-la com a barriga para cima e fazer pressão com os dedos em seu peito cinco vezes para expelir o líquido que causou o engasgamento.

Informações: Marina Caixeta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *