Nesta madrugada de sexta-feira, 12, por volta de 5h, populares perceberam intensa fumaça saindo pelas portas de um bar na Rua Tobias Rosa, esquina com Rua Patos, em Uberaba, e acionaram o Corpo de Bombeiros. Utilizando ferramental robusto, a porta metálica de modelo cortina foi arrombada apenas na base, para que a temperatura interna fosse reduzida
através da abertura.
De início os militares buscaram identificar se havia alguma vítima. Dois profissionais equiparam-se com aparelhos de respiração, entraram no recinto e descartaram a possibilidade.
A energia elétrica foi desligada e iniciado o combate direto com ventilação, resfriamento e retirada de materiais combustíveis.
“Conseguimos evitar que o incêndio se alastrasse para os demais cômodos, haja vista o pequeno lapso de tempo entre a detecção do incêndio e o início do combate. Quanto mais breve, melhor.
As chamas aparentemente se iniciaram num aparelho televisor, modelo “antigo”, de tubo catódico e em seguida atingiram um aparelho refrigerador e outros apetrechos plásticos típicos deste tipo de estabelecimento”, disse o tenente-coronal Anderson Passos.
Presume-se que a causa tenha sido de pane elétrica no televisor. Foi preservada a integridade estrutural do imóvel, bem como de uma residência construída anexa ao bar incendiado.
Foram gastos apenas 50 litros d’água, o que permitiu preservar demais utensílios do ambiente, tais como uma mesa de bilhar. Não houve vítimas.
O Corpo de Bombeiros Militar recomenda que as instalações elétricas sejam verificadas periodicamente, já que este tipo de pane é responsável por uma grande parte dos incêndios que atendemos.