Falando em Saúde Pública, a TV Vitoriosa fez um giro pela cidade de Uberlândia a fim de mostrar como está a situação das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e por que até hoje nenhuma delas está funcionando.
A UPA Norte, no Bairro Pacaembu, está concluída, porém não foi entregue para o povo. A alegação seria falta de alguns equipamentos técnicos para a unidade.
Já na UPA Sul, no Bairro Novo Mundo: a coisa é mais séria . Além de não concluir a obra, a empresa construtora, mesmo querendo, não consegue por falta de pagamento.
Veja na reportagem de André Silva
Nota da Prefeitura
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, após conclusão do relatório técnico feito pela nova administração – repassado para o Ministro da Saúde durante visita a Uberlândia – foram encontrados problemas graves na Unidade de Pronto-Atendimento Norte (Pacaembu) com 25 irregularidades técnicas – sendo 12 de aspectos críticos – que impossibilitam o funcionamento da unidade, colocando em risco a vida da comunidade e dos profissionais.
A Secretaria Municipal de Saúde estima que, para fazer as correções seguindo todas as normas exigidas, seria necessário um investimento de R$ 2,5 milhões e mais seis meses de obra. Em relação à UPA Novo Mundo, que teve as obras paralisadas ainda em 2016, a secretaria informa que recebeu a unidade com 73% das obras concluídas e apresenta pendências e falta de instalações, como implantação dos gases medicinais, finalização da parte elétrica e irregularidades na estrutura.
A Secretaria Municipal de Saúde reitera que tem trabalhado para encontrar soluções diante dos inúmeros desafios encontrados na saúde, priorizando a regularização dos pagamentos em atraso dos profissionais da saúde e o abastecimento da rede, mas não deixa de buscar alternativas para realizar a adequação das irregularidades da UPA Norte e a retomada das obras da UPA Novo Mundo, visando atender às necessidades da população.