Uberlândia está na 28ª posição entre as 50 cidades mais inteligentes e conectadas do País, segundo o estudo Connected Smart Cities 2017, que a Urban Systems, especializada em inteligência de mercado, divulgará de maneira completa no evento homônimo, realizado em parceria com a Sator, focada em planejamento e desenvolvimento de oportunidades, no Centro de Convenções Frei Caneca, em 21 e 22 de junho, em São Paulo.
O Connected Smart Cities é o mais importante levantamento sobre cidades inteligentes e conectadas do País. Está em sua terceira edição, sempre anual. Analisa 11 setores de mais de 700 municípios, a partir de 70 indicadores. Os 11 setores são: Mobilidade, Urbanismo, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Governança, Educação, Energia, Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Economia.
O Estado de Minas Gerais ainda conta com quatro das 50 cidades mais inteligentes do Brasil no ranking geral que abrange todos os 11 setores: Belo Horizonte (4º lugar), Juiz de Fora (24º), Uberlândia (28º) e Uberaba (33º). Assim como no estudo divulgado em 2016, Belo Horizonte se destaca também na categoria Meio Ambiente.
De acordo com o levantamento, a classificação de Belo Horizonte se deve aos elevados índices de atendimento urbano de água e esgoto, além da cobertura do serviço de coleta de resíduos sólidos. A capital mineira também é destaque no ranking “Cidades Mais Verdes da América Latina”, desenvolvido pela Economist Inteligence Unit, devido às políticas para a qualidade do ar e da água. Além disso, a cidade anunciou, para 2017 um programa para a formação dos professores da rede Municipal em noções de meio ambiente, tanto no aspecto de prevenção quanto de correção.
Em relação à Energia, a cidade assinou recentemente contrato de Parceria Público Privada (PPP) para a troca e manutenção de 180 mil pontos de iluminação pública e criação de 10 mil novos pontos de luz na cidade. Além disso, a capital mineira é conhecida como a capital solar do País, apresentando, em média, 400 m² de placas de energia solar para cada grupo de mil habitantes. Por fim, o ranking aponta também que Belo Horizonte é a segunda cidade mais inteligente em Urbanismo no Brasil, avançando 20 posições em um ano.
Resultado geral
O resultado do Connected Smart Cities 2017 mostra que São Paulo ficou em primeiro lugar no ranking geral, seguida por Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES). A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, sendo seis municípios entre os 10 mais bem colocados. A região Norte é a única sem representante entre as 10 melhores – Palmas (TO) ocupa o 15º lugar. No Sul, Curitiba é a que detém a melhor posição. Recife (PE) lidera a região Nordeste. Já Brasília (DF) aparece à frente no Centro-Oeste.
“É importante ressaltar que as cidades brasileiras ainda estão muito longe de suas ‘concorrentes’ pelo mundo. O espaço que nossas cidades têm para avançar em relação a elas mesmas é de 50%. Em relação ao mundo é muito maior”, afirma Thomaz Assumpção, CEO da Urban Systems.
Mais sobre o ranking
O ranking também classifica as três melhores cidades por porte. Assim como nos parâmetros nacional e regional, São Paulo é a primeira colocada entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. Vitória ficou com a melhor posição entre 100 e 500 mil habitantes (quinto lugar do ranking geral). Já Cajamar, no interior paulista, é a cidade melhor classificada com até 100 mil habitantes (36ª posição no ranking geral).
Nos rankings elaborados a partir de cada setor analisado, além de Santos que ficou com o primeiro lugar em Urbanismo, destacam-se também Belo Horizonte, primeiro lugar em Meio Ambiente, Vitória, como primeira colocada em Saúde, Vinhedo (no interior de São Paulo), no topo em Segurança, e a capital paulista, primeira em Mobilidade.