O 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) recebeu cinco novas unidades de resgate para operar em Uberlândia. As ambulâncias vão substituir as mais antigas e já começam a trabalhar no período de carnaval , época de grande demanda segundo o BBM. Agora, o batalhão passa a contar com sete unidades de resgate na frota da cidade. Outros municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba também receberão novas viaturas.
A aquisição das ambulâncias, que custaram R$ 133 mil cada, foi realizada por emendas parlamentares . “O poder público é um grande parceiro do Corpo de Bombeiros. Ficamos contentes com a parceria dos deputados da região que disponibilizaram suas emendas para equipar o batalhão”, afirmou o secretário municipal de Gestão Estratégica, Raphael Leles.
As unidades de resgate contam com três socorristas e equipamentos para atendimento de primeiros socorros. Um dos diferenciais é o suporte do Desfibrilador Externo Automático (DEA), aparelho de alta tecnologia para restabelecer a vítima em casos de parada cardiorrespiratória. Segundo o tenente-coronel André Casarim, comandante do 5º BBM, cerca de 50% das ocorrências são para atendimento pré-hospitalar, como em salvamentos diversos e acidentes de trânsito.
“Como esse tipo de atendimento é feito pelo Corpo de Bombeiros, as novas unidades de resgate poderão oferecer uma melhor prestação de serviços à vítima. Quando se coloca uma viatura nova, conseguimos melhor atendimento, menos manutenção e baixo custo de rodagem”, explicou o comandante.
Prefeitura de Uberlândia