A cidade de Uberlândia já registra 120 dias de estiagem. A última vez que choveu no município foi em 20 de maio, e, por enquanto, a expectativa é que esse cenário não mude até o final deste mês.

“Infelizmente, é muito pouca a possibilidade de chuva. As previsões até dia 30 são inferiores a 10%. Nos últimos 35 anos sempre choveu em setembro, e esse ano temos a grande possibilidade que não ocorra chuva em setembro, que as chuvas voltem a retornar a partir de outubro”, explicou Paulo César Mendes, climatologista da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

E a média de chuvas na cidade, em 2017, está um pouco abaixo da média. Até o momento, choveu um total de 700 milímetros em Uberlândia. A média histórica é de 850 mm até o mês de setembro. Para efeito de comparação, nesse mesmo período, em 2016, já havia chovido mil milímetros.

Apesar dos números preocupantes, Paulo César explica que até o momento, não há nada que indique que 2017 será um ano anormal em relação aos demais.

“Por enquanto, a gente não tem nenhum dado, nenhuma tendência que esse ano será um ano atípico, em termos de precipitação no nosso período chuvoso comparado ao anterior. Lembramos que o nosso período chuvoso é da segunda quinzena de outubro até abril/início de maio. Então, não chover nessa época do ano ta dentro do normal pra nossa região”, disse o climatologista.

Cuidados ao se exercitar

Com o atual período de seca, é importante tomar cuidados redobrados no momento de se exercitar. A hidratação e o horário para a prática do exercício são dois pontos fundamentais.

“Com esse tempo seco, nós, profissionais de educação física, aconselhamos a pessoa a procurar um horário que esteja mais fresco, que seria no início da manhã, até umas 8, 9 horas e no final da tarde. A sensação térmica é de mais calor ainda, então a gente aconselha a estar sempre com uma garrafinha de água, ingerindo, no mínimo, 2 litros de água por dia”, explicou a educadora física Karine Souza.

Informações no local: Vinícius Lemos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *