Uberlândia tem notificados oito casos suspeitos do novo agente do coronavírus. A informação foi atualizada na tarde desta quinta-feira, 27, pela Prefeitura de Uberlândia, que montou um comitê de enfrentamento do vírus.
Os pacientes têm entre 27 e 58 anos de idade. São cinco do sexo feminino e três do masculino. A informação é de que todos eles apresentaram sintomas e todos viajaram nos últimos dias para a Itália, onde há aproximadamente 520 casos confirmados do coronavírus.
Sete pacientes foram atendidos em hospitais particulares de Uberlândia, sendo dois no Santa Clara, um no UMC e quatro da mesma família no Santa Marta. Todos tiveram sintomas leves e já receberam alta.
A jovem de 28 anos segue internada no HC-UFU em estado estável. Ela está isolada e monitorada enquanto aguarda resultados dos exames e melhora clínica.
A coletiva
Durante a coletiva, o coordenador da rede de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Clauber Lourenço informou que a situação não é de pânico. Os sintomas da doença são bem parecidos com os de uma gripe comum, e apenas 20% dos casos progridem para doenças mais graves, como pneumonia e insuficiência respiratória.
Segundo ele, a população deve adotar cuidados básicos de prevenção. “Não temos nenhum caso confirmado da doença na cidade, são apenas casos suspeitos que estão sendo acompanhados e não apresentam maior gravidade até o momento. O mais importante que precisamos ressaltar são os cuidados que todos devem tomar. São ações simples de higiene, como lavar frequentemente as mãos, proteger a boca com um pano ou o antebraço sempre que tossir ou espirrar e evitar grandes conglomerados. Vale lembrar que essas atitudes não são apenas para o coronavírus, mas para qualquer vírus respiratório”, explicou.
No comitê de enfrentamento do novo vírus, além do secretário de saúde Gladstone Rodrigues da Cunha Filho como coordenador, o grupo tem ainda como integrante o procurador da república Cléber Eustáquio, e representantes da Vigilância Sanitária, da Missão Sal da Terra, que administra UAIs da cidade, do Hospital de Clínicas da UFU, do Conselho Regional de Medicina, da sociedade médica e outros.
Novo coronavírus
A doença chamada de Coronavírus (COVID-19) foi descoberta no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China e em outros países. O coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias, como no caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), provocado pelo SARS-CoV.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos infectados com o novo coronavírus desenvolve sintomas semelhantes aos da gripe e cerca de 20% progride para doenças mais graves, como pneumonia e insuficiência respiratória. As investigações sobre o novo vírus ainda estão em andamento, mas a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: espirro, tosse, gotículas de saliva, contato pessoal próximo ou por objetos ou superfícies contaminadas.
Veja recomendações para evitar a doença:
– Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes;- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;- Manter os ambientes bem ventilados. |