Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) conta com duas unidades em Uberlândia e oferece vagas nas modalidades técnico integrado e concomitante

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) publicou o edital do processo seletivo para os cursos técnicos de nível médio para início no primeiro semestre de 2021. São ofertados cursos em dez campi do IFTM em diferentes cidades, sendo que apenas em Uberlândia estão disponíveis 400 vagas divididas entre os campi IFTM Uberlândia e IFTM Uberlândia Centro.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela Internet, por meio da página de ingresso do IFTM, do dia 30 de novembro de 2020 a 21 de janeiro de 2021. A taxa de inscrição no processo seletivo é de R$30,00 (trinta reais), mas quem não puder arcar com esse valor pode solicitar a isenção caso se enquadre nos requisitos do Programa de Isenção da Taxa de Inscrição e, para isso, deve ler com atenção as orientações do edital.

O Campus Uberlândia, que tem cursos mais voltados para a área de agropecuária e meio ambiente, são ofertadas 250 vagas em cinco diferentes cursos, sendo quatro cursos técnicos integrados, no qual o estudante cursa o ensino médio e o curso técnico simultaneamente, e um curso técnico concomitante, no qual o estudante faz apenas o curso técnico. Os cursos integrados são de Agropecuária (70 vagas), Alimentos (70 vagas), Internet das Coisas (35 vagas) e Meio Ambiente (35 vagas). Já o curso concomitante é o técnico em Agropecuária, com 40 vagas.

Já o Campus Uberlândia Centro, que é mais voltado para as áreas de computação, educação e gestão, estão disponíveis 150 vagas, 120 para cursos integrados e outras 30 para um curso concomitante. Os cursos integrados são de Comércio, Programação de Jogos Digitais e Desenvolvimento de Sistemas. Já o curso concomitante é o curso técnico em Redes de Computadores.

Mais vagas em Uberlândia

Em relação ao edital do ano passado, os dois campi do IFTM em Uberlândia conseguiram ampliar a oferta de vagas de cursos técnicos. No Campus Uberlândia, o curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Alimentos aumentou de 35 para 70 vagas. Já no Campus Uberlândia Centro, o curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Comércio ampliou o número de vagas de 30 para 60 e também foi criado um novo curso integrado, de Desenvolvimento de Sistemas, com 30 vagas.

Com isso, o número de vagas aumentou de 340 em 2019, para 400 em 2020.

Processo seletivo e forma de seleção

Além dos campi Uberlândia e Uberlândia Centro, o IFTM oferece vagas em outras oito unidades, nas cidades de Campina Verde, Ituiutaba, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Ibiá e Uberaba. No total, são ofertadas 1709 vagas em diversos cursos nas modalidades Integrado ou Concomitante ao Ensino Médio, distribuídas entre os nove campi e um polo da instituição. Do total geral de vagas, o IFTM disponibilizará 60% para vagas reservadas, 35% para a ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.

Em virtude da pandemia da covid-19, a forma de seleção deste ano sofreu alterações e será realizada por meio da análise do histórico escolar, com a média das notas do 8º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências. Para o cálculo desta média, soma-se as notas obtidas nas referidas disciplinas e divide-se por 5. A classificação será feita pela ordem decrescente da média obtida pelo candidato, observando-se o número de vagas do quadro de distribuição de vagas e grupos de concorrência.

Para validar a inscrição, o candidato deverá enviar até o dia 22/01/2021 os documentos exigidos no sistema de inscrições: Documento oficial com foto; Histórico escolar do ensino fundamental (cópia legível) ou declaração contendo as disciplinas e a média das notas obtidas pelo estudante no 8º ano (penúltimo ano) do ensino fundamental. O candidato deve verificar o preenchimento correto dos dados informados no formulário de inscrição para não ser desclassificado.

Os candidatos aprovados nas vagas reservadas ou nas vagas para pessoas com deficiência deverão comprovar essa condição no ato da matrícula e os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração.

O resultado preliminar estará disponível na página de ingresso no dia 09 de fevereiro de 2021 e o resultado final será divulgado no dia 12 de fevereiro.

Mais informações na página de ingresso do IFTM.

IFTM referência nacional

Este ano, duas avaliações educacionais bastante abrangentes reforçaram a qualidade da educação ofertada pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro. A primeira delas foi a nota do Exame Nacional do Ensino Médio por escola, referente ao resultado de 2019. De acordo com essa avaliação, os dois campi do IFTM em Uberlândia são as duas melhores escolas de escola pública de Ensino Médio da cidade, com o Campus Uberlândia Centro em primeiro e o Campus Uberlândia na segunda posição.

Já o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em setembro deste ano, aponta que o Campus Uberlândia Centro (Udicentro) alcançou uma posição de destaque nacional. Com nota de 6,9 no Ideb 2019, o Campus alcançou a 16ª posição no ranking de escolas públicas brasileiras que ofertam o Ensino Médio, empatado com outras escolas que também conseguiram 6,9.

Com essa nota, o IFTM Campus Udicentro garantiu também a terceira melhor nota de Minas Gerais, empatado com o Cefet de Divinópolis. Em Uberlândia, o Ideb de 6,9 foi suficiente para confirmar o que foi percebido com as notas por escola do Enem 2019: o Campus Uberlândia Centro é a melhor escola pública de Ensino Médio da cidade de acordo com ambas avaliações educacionais. O Campus Uberlândia não registrou índice do Ideb em 2019, pois o número de alunos que fizeram a prova não foi suficiente para calcular a nota de acordo com os critérios do Ministério da Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *