Fonte: Prefeitura de Uberlândia

Para ampliar a cobertura vacinal entre o público infantil, as Secretarias Municipais de Saúde e Educação uniram forças para levar a vacinação contra a gripe para dentro das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). Até o fim do mês, as equipes da atenção primária das unidades de saúde irão às escolas que fazem parte da área de cobertura para certificar que as crianças menores de 6 anos estão protegidas contra a gripe.

Somente serão vacinadas as crianças que estejam na presença dos pais ou responsáveis e com apresentação do cartão de vacinas. Também serão vacinados contra a gripe os professores das escolas envolvidas. “Nossa cobertura está em 50% e temos que atingir a nossa meta para garantir a proteção às crianças do grupo prioritário. A parceria entre as secretarias de Saúde e Educação é fundamental para isso”, destacou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Claubia Oliveira.

Cada unidade de saúde ficou responsável por fazer a sensibilização com os pais ou responsável e comunicar as datas do agendamento da vacinação nas escolas.

No fim de semana

A equipe de atenção primária da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Tibery estará no dia 18 de maio, sábado, em cinco escolas que fazem parte da área de cobertura. A partir das 8h, os pais podem aproveitar o Dia da Família na Escola para vacinar as crianças. As ações serão nos Emeis, Maria Pacheco Rezende, do bairro Tibery Zacarias Pereira da Silva, Profª Carmelita Veria dos Santos e no anexo da Escola Municipal Milton de Magalhães Porto.

“O Programa Saúde Escolar (PSE) buscou o envolvimento das famílias e comunidade escolar a fim  de compartilhar as informações e sensibilizar sobre a importância de manter os cartões de vacinação atualizados, além de mobilizar as equipes das escolas e unidades de saúde, auxiliando no planejamento  prévio das datas e horários alternativos para realização da  vacinação dentro das escolas”, explicou a coordenadora do Programa Saúde Escolar, Andrea Flávia da Silva Corrêa.

Campanha de Vacinação

Iniciada em 10 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deve abranger aproximadamente 170 mil pessoas em Uberlândia. São considerados integrantes dos grupos prioritários: trabalhadores de saúde, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos (a partir dos 60 anos), professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, policiais civis, militares, bombeiros, membros ativos das forças armadas, além das gestantes crianças de seis meses a menores de seis anos.

Pessoas acamadas e que se encontram no grupo prioritário devem agendar a visita de um técnico em casa para aplicação da vacina pelo 0800-940-1480.

Prefeitura de Uberlândia