Os moradores de um condomínio do Bairro Gravatás se assustaram com um incêndio que atingiu um apartamento do local na madrugada da última segunda-feira, 6. Tudo começou por conta de um vazamento em um botijão de gás.
Os moradores afirmaram que tudo aconteceu muito rápido e que as chamas logo se alastraram pelo imóvel. Eles utilizaram extintores do próprio condomínio para combater o incêndio até a chegada do Corpo de Bombeiros, que terminou os trabalhos e realizou o rescaldo no interior do apartamento.
Nenhuma pessoa morreu durante o incidente, mas sete pessoas foram encaminhadas para atendimento médico pelos bombeiros após inalarem fumaça.
Cuidados
Em participação ao vivo no programa Conexão Vitoriosa desta terça-feira, 7, o Sargento Mourão, do Corpo de Bombeiros, passou alguns cuidados para evitar casos deste tipo. Primeiramente, o bombeiro explicou que é importante verificar as condições do botijão, como se ele não possui avarias ou se foi vendido por alguma empresa certificada.
O Sargento Mourão disse que também é fundamental checar as condições da mangueira. Ela precisa estar devidamente certificada pelas normas regulamentadoras e também possui uma data de validade. Elas costumam ter duração máxima de cinco anos e após isso, precisam ser trocadas.
Além disso, de acordo com o bombeiro, um lado da mangueira foi feito para ficar acoplado ao fogão, enquanto que o outro deve ficar preso ao registro com o auxílio de uma braçadeira para evitar algum vazamento por conta da pressão feita pelo gás.
Por fim, o sargento dá uma dica valiosa: evite deixar o botijão deitado quando o gás está acabando, pois isso pode ressecar a mangueira, danificá-la e causar um vazamento grave.
No caso de dúvidas, basta entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193
Informações: Kátia Medeiros e Carlos Vilela