Todos os candidatos farão as duas fases, mas apenas os que forem aprovados na primeira terão as provas da segunda corrigidas (Foto: Milton Santos)

 

Em coletiva com a imprensa realizada na tarde desta segunda-feira, 6, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) informou mudanças no processo seletivo para os cursos de graduação. O vestibular será realizado em apenas um fim de semana e com as provas de primeira e segunda fases sendo feitas por todos os candidatos. Essa é a grande mudança que já vale para o próximo processo seletivo que será realizado nos dias 3 e 4 de junho. As inscrições estão previstas de 3 a 17 de abril.

Com o novo formato, segundo o diretor de Processos Seletivos, Dennys Garcia Xavier, a universidade deverá economizar até R$ 500 mil.

Vai funcionar assim:

Dennys Garcia Xavier, diretor de Processos Seletivos (Foto: Marcela Pissolato)

Os candidatos farão a primeira fase no sábado, com todas as provas e questões objetivas. Serão 7 questões ao invés das 10 atuais. Nesse mesmo dia haverá a aplicação da redação. No domingo, todo mundo volta e faz a segunda fase, com uma diferença: as provas serão específicas para o curso escolhido.

Os cursos serão divididos em 4 grandes grupos que determinarão quantas e quais as provas serão específicas. Serão sete questões por prova e todas discursivas, nas disciplinas Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química, Sociologia.

A correção, tanto da redação quanto das provas da segunda fase, só vai ser feita para aqueles que passarem para a segunda fase, na qual o formato é de questões dissertativas. Ou seja, todos os candidatos farão as duas fases, mas apenas quem foi aprovado na primeira terá as provas da segunda fase corrigidas.

Dependendo do curso, pode haver uma prova a mais. A UFU vai divulgar a relação de cursos e grupos no próximo dia 24, junto com o edital do processo. O objetivo, segundo a universidade, é facilitar a execução do vestibular.

Apenas três provas serão obrigatórias para todos os cursos na segunda fase: português, redação e língua estrangeira. Nesse caso a UFU vai oferecer as provas de espanhol e inglês. O francês será excluído.

Por Vinícius Lemos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *