Cenário é influenciado pela menor expectativa de inflação e queda na perspectiva de endividamento
Os brasileiros devem terminar 2023 mais otimistas em relação ao próximo ano. Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), seis em cada 10 brasileiros, ou 59%, acreditam que o Brasil vai melhorar em 2024, número maior quando comparado ao mesmo período de 2022 (55%), às vésperas do novo governo.
Para cerca de metade (49%) dos brasileiros o país está melhor do que no ano passado quando o assunto é política e economia — maior percentual da série histórica no intervalo de 12 meses. A avaliação de que o país está igual foi de 25% para 30% nesse período, enquanto os que identificam piora caíram de 34% para 20% nos últimos 12 meses.
“Os resultados refletem o balanço positivo de 2023 e o otimismo com a chegada do novo ano. Isso está em linha com a melhora da percepção sobre sua vida pessoal, o que se pôde ver, por exemplo, com menor expectativa de inflação e a queda na perspectiva de endividamento”, explica Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe.
A pesquisa mostra que 31% dos 2 mil entrevistados afirmaram que comprar um imóvel está entre os principais desejos de 2024. Em seguida, estão o plano de investimentos bancários (poupança 19%; outros 25%) e reformar a casa (21%). Fazer cursos e melhorar a educação é a vontade de 16% dos participantes, enquanto viajar mais foi citado por 15%.
SBT News