Fundado em 1997, o CEAMI – Reabilitação para a Vida celebra em dezembro seu 28º aniversário como uma peça fundamental na rede de apoio social em Uberlândia. Atualmente, a instituição atende cerca de 120 maiores de idade que enfrentam o desafio da dependência química, oferecendo um suporte que vai além do tratamento clínico, focando na restauração da dignidade e na reintegração social.

A metodologia aplicada na instituição é estruturada em três vertentes essenciais que guiam o cotidiano dos acolhidos: o fortalecimento emocional e interior, a reorganização de hábitos e rotinas saudáveis e o desenvolvimento de competências e senso de utilidade.

O atendimento ocorre em regime de moradia, acolhendo homens em situação de extrema vulnerabilidade social e pessoas em situação de rua. Somando as cinco unidades existentes, a organização assiste hoje aproximadamente 400 pessoas.

Com o objetivo de ampliar o alcance de sua missão, o CEAMI está concluindo uma nova obra que permitirá o abrigamento de mais 120 pessoas a partir do próximo ano. Com essa expansão, a capacidade total de atendimento saltará para 520 acolhidos simultâneos, fortalecendo a rede de apoio que auxilia o poder público no desenvolvimento humano e social da cidade

O diferencial do programa reside na abordagem humanizada e técnica. As atividades incluem vídeos motivacionais e palestras terapêuticas, com foco em saúde mental e mudança de mentalidade; atendimentos individuais para o reconhecimento de que cada indivíduo possui habilidades e potenciais únicos e o apoio familiar, que é um trabalho direcionado às famílias dos dependentes para reconstruir os laços afetivos.

Muitos dos responsáveis pela condução do projeto possuem vivência própria na instituição, o que permite uma abordagem objetiva e focada na superação das dificuldades reais dos alunos. Além do aspecto terapêutico, o projeto gera um ciclo positivo na economia local: empresários parceiros utilizam a mão de obra em processo de revitalização, encontrando profissionais motivados a retornar à sociedade de forma produtiva e honesta.

Ao promover a cura da dependência química e o resgate espiritual, o CEAMI devolve aos seus acolhidos a condição de cuidar de suas famílias e viver com plenitude, reafirmando seu compromisso enquanto houver pessoas lutando contra o uso de substâncias ilícitas nas ruas.

Veja a reportagem completa: