A inclusão e a educação especial são pilares fundamentais para garantir que todos os estudantes, independentemente de suas necessidades, tenham acesso a uma educação de qualidade. Em Uberlândia, assim como em todo o país, a implementação dessas práticas enfrenta desafios tanto nas redes pública quanto privada.
É por isso que no dia 19 de setembro (quinta-feira), às 14h, a AMEAS, com apoio da ACIUB, realizará um painel com o tema “Os desafios da inclusão e da educação especial em Uberlândia”, abordando um contraponto entre a educação na rede municipal e nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
Uma breve história da Educação Especial no Brasil, suas políticas públicas, recursos de acessibilidade e o impacto na saúde e educação; os principais desafios, tais como a falta de formação especializada para os educadores, a escassez de recursos e a adaptação das infraestruturas escolares para atender às necessidades de alunos com quaisquer espécies de deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento, dificuldades de aprendizagem e/ou emocionais são alguns dos temas a serem debatidos.
A Profa. e Mestra Larissa Maciel, Coordenadora do CEMEPE, e a Profa. e Mestra Noemi Mendes, da Missão Sal da Terra irão conduzir um bate-papo enriquecedor, com a participação ativa do público.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link aciub.com.br/inscricoes
O evento é gratuito e contará com a emissão de certificados para os participantes. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site: aciub.com.br/inscricoes
Não perca a oportunidade de participar desse debate essencial e contribuir para a construção de uma educação mais inclusiva em nossa cidade!
Os desafios da inclusão e da educação especial em Uberlândia
Dia 19/09 (quinta)
14h
Aciub – Av. Vasconcelos Costa, 1500