Depois de anunciar no início de fevereiro que travaria uma guerra para acabar com a Gatonet, a (Agência Nacional de Telecomunicações) disse à Tilt que havia começado a desativar remotamente equipamentos piratas usados ​​para usufruto digital de sinais de TV por assinatura e plataformas de streaming. O diretor de fiscalização da Anatel, Hermano Tercius, detalhou como aconteceu o bloqueio, dizendo que os usuários dos serviços já estão sentindo o impacto, mas reconhecendo que é impossível acabar de vez com o uso ilegal de conteúdo audiovisual premium.

A agência não disse quantos dispositivos foram bloqueados ou quais modelos de dispositivos eram. No entanto, Tercius comentou que o golpe já foi admitido em fóruns da Internet dedicados à pirataria. Da mesma forma, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, disse a repórteres no MWC, maior evento de tecnologia móvel do mundo, que alguém ligou para a agência para reclamar de uma caixa de TV que parou de funcionar.

A blindagem de uma caixa de TV é semelhante a outro tipo de operação da Anatel. Em 2018, a agência começou a bloquear celulares não aprovados – a maioria importada da China com vários chips de celular – em um momento em que as ligações entre clientes da mesma operadora eram muito mais baratas.