André Maurício da Silva de Uberlândia (MG) e o Brasil na semifinal do 17° Salão Internacional ARC, o maior e mais competitivo salão de belas artes do mundo, organizado pelo Art Renewal Center (ARC)

O artista plástico de 39 anos, André Maurício da Silva, está representando a cidade de Uberlândia (MG) e o Brasil na semifinal do 17º Salão Internacional ARC, o maior e mais competitivo salão de belas artes do mundo, organizado pelo Art Renewal Center (ARC).

Este ano, o evento recebeu mais de 5.000 inscrições de 87 países. Aproximadamente 40% dessas obras, totalizando 1.970, foram selecionadas como semifinalistas. Entre as três obras do artista, duas foram aceitas: “Moça com Brinco de Pena” e “Rainha da Amazônia”. Apenas dois artistas brasileiros conquistaram essa seleção.

André Maurício começou a pintar em 2002, quando fez o primeiro curso de pintura, e desde 2012 vive exclusivamente de arte. O artista conta que ficou muito feliz com a classificação para a semifinal: “Venho participando de salões de belas artes há muitos anos, nacionais e internacionais, mas nada se compara à qualidade desse salão; na verdade, esse foi o salão de número 50 que participei”, comenta.

O Art Renewal Center é uma fundação educacional sem fins lucrativos que abriga o maior museu online dedicado à arte representativa e lidera o renascimento do realismo nas artes visuais. Seu acervo inclui obras de mestres antigos, artistas dos séculos XIX e XXI, além de artigos, cartas e diversos outros recursos disponíveis online.

O ARC anunciará os finalistas em 20 de novembro de 2024, e os resultados finais, incluindo menções honrosas e vencedores, serão divulgados em 6 de janeiro de 2025. Além disso, a exposição que celebrará o evento está programada para o verão de 2026, na Sotheby’s, em Nova York, onde ocorrerá a cerimônia oficial de premiação.