A partir desta quarta (3), a participação dos 90 mil estudantes da rede nas atividades presenciais nas escolas da rede estadual deixará de ser facultativa. Ou seja, o aluno deverá voltar a frequentar as aulas presencialmente

A decisão foi tomada pelo Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que aprovou a 6ª versão do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais. A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) encaminhou um documento para as escolas com as orientações necessárias.

Com a determinação, serão realizadas algumas alterações. O estudante deverá frequentar a escola todos os dias letivos, conforme calendário escolar. Com isso, deixará de existir a alternância entre semanas. Os sábados letivos também passam a ser presenciais, podendo ser realizados de forma remota mediante justificativa.

Além disso, a partir de agora não haverá mais a necessidade do distanciamento de noventa centímetros nas salas de aula. Mas permanecem vigentes as demais recomendações sanitárias, como o uso correto de máscaras cobrindo boca e nariz por todos, lavagem de mãos, etiqueta respiratória e a limpeza e manutenção frequente das instalações, bem como o rastreamento de contato com pessoas infectadas por covid-19 em combinação com isolamento e quarentena.

O retorno só não será obrigatório para os alunos com comorbidades. Caso necessário, a SEE/MG irá contratar novos profissionais, que serão responsáveis por dar continuidade ao ensino remoto para esses estudantes. Além disso, nos municípios em que ainda há decretos publicados que proíbem a abertura das escolas, o ensino remoto segue sendo ofertado aos alunos para a garantia do processo de aprendizagem.

O site Estude em Casa e o aplicativo Conexão Escola 2.0 permanecem operantes e as teleaulas do programa Se Liga na Educação também continuarão sendo exibidas na Rede Minas para atenderem aos estudantes do grupo de risco e dos municípios que ainda tem decreto impeditivo de retorno. O Plano de Estudo Tutorado (PET) continuará a ser trabalhado com os estudantes em sala de aula.

A decisão do COES foi possível graças à melhora dos índices epidemiológicos no estado – todas as macrorregiões do estado onda verde do Planos Minas Consciente – e ao avanço da vacinação dos profissionais da educação e jovens. Em Minas Gerais, 100% das doses de vacina necessárias para imunizar os trabalhadores da Educação contra a Covid-19 já foram entregues pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) aos municípios.

Preparação das escolas
A orientação da SEE/MG é que as unidades de ensino estejam em contato permanente com suas comunidades para esclarecer possíveis dúvidas e orientar sobre a realização das atividades presenciais.

Na Escola Estadual Comendador Viana, em Espinosa, as atividades presenciais foram retomadas no mês de setembro. Segundo a diretora, Gislaine Chistina Costa de Sousa Balieiro, a participação dos estudantes tem sido muito boa, mas mesmo assim ela está em contato direto com os alunos e seus familiares para repassar as novas orientações.

“Esta semana fizemos a entrega do kit merenda e pedimos para os pais assinarem uma declaração de ciência sobre o retorno obrigatório. Os professores também estão passando as orientações durante as aulas e estamos divulgando nas nossas redes. A comunidade tem sido muito receptiva”, afirma.

Para receber todos os alunos no próximo dia 3 de novembro, a unidade de ensino já está se reorganizando. “Estamos estudando as alterações do protocolo e reorganizando os espaços da escola”, conta a gestora.

Gislaine destaca ainda a importância dos alunos estarem presentes na escola. “Alguns alunos têm dificuldades e, em casa, não têm ninguém para auxiliar. Por isso, sempre converso com os pais sobre a importância desse retorno. É incrível ver a evolução dos alunos que já estão vindo no presencial. É imprescindível a presença desses alunos em sala de aula”, finaliza.

Agência Minas