Moradores do bairro Planalto, em Patos de Minas, foram surpreendidos na manhã desta quarta-feira (17) pela presença inusitada de um jacaré circulando por uma via pública. O animal foi avistado na Rua José Luís da Mota, o que mobilizou imediatamente o Corpo de Bombeiros.

A operação foi coordenada por uma equipe preparada com equipamentos específicos de proteção, captura e transporte seguros para o animal, que mede aproximadamente 1,5 metro. O réptil foi resgatado sem ferimentos e devolvido ao seu habitat natural em uma área rural do município.

Este é o segundo registro de captura de um jacaré na cidade apenas neste mês. Segundo as autoridades locais, a proximidade de áreas de preservação favorece que animais silvestres da fauna local, como jacarés, serpentes e aves, acabem entrando no perímetro urbano ocasionalmente. A intervenção é necessária para garantir a segurança tanto da população, quanto do próprio animal.

O Corpo de Bombeiros reforça que animais silvestres podem ser extremamente perigosos quando se sentem acuados e seu instinto de defesa pode resultar em ataques precisos. Caso um animal dessa natureza seja avistado em perímetros urbanos, mantenha distância e não tente interagir com ele ou alimentá-lo. Se possível, procure isolar a área e ligue imediatamente para o 193.